segunda-feira, 12 de março de 2012

CONFRARIA

Ontem foi dia de mais uma reunião dos confrades.
(Confrades que apreciam comida honesta,simples, tradicional,  bem confeccionada e sem pretenciosismos).
E que excelente dia para nos juntarmos e irmos por aí, para mais um almoço.
O número de participantes não pára de aumentar e, desta vez, rumamos bem ao norte, até Trás-os-Montes, numa aldeia perdida no sopé da Serra de Passos.
Comemos uma boa tábua de entradas bem transmontana, composta de queijos de ovelha curados, frescos, picantes e com pimentão; alheiras assadas, chouriços variados e salpicão; meloa com presunto, saladas, azeitonas, alcaparras e um pão caseiro molhado em azeite bem saboroso.


Para prato principal, posta à mirandesa com batatas a murro, espigos cozidos, maças bêbedas, laranjas temperadas com azeite e cebola (nunca tinha comido mas são boas). A sobremesa uns morangos temperados com mel e amêndoa picada. O vinho,tal como todos os outros produtos, da zona de  Murça, claro.


Depois, zarpámos até Mirandela onde passeamos para ajudar a digestão, apreciamos uma paisagem lindíssima, melhorada com aquele lindo espelho de água e aproveitamos para comprar umas alheiras queijo e alcaparras, que são azeitonas colhidas verdes, descaroçadas e curadas (não têm nada a ver com as dos frascos, do supermercado) .






O dia terminou com uma ceia surpresa em casa de um dos confrades, numa aldeia que parecia o presépio, e o regresso ao Porto deu-se às tantas, felizes, repousados, bem alimentados: de corpo e de espírito, de boa conversa e boa disposição.
O próximo já está marcado e parece que o Centro vai ser o destino.

2 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha de convívio, passeio e comezainas ;)
No centro? Perto de mim? :)))

Beijocas***

Noémia disse...

Não Cenourita, é no centro mas mais acima um bom bocado. Enguias, diz-te alguma coisa? :)