sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

AVC

Num fim de semana chiripitis à vida, no outro a dor.
A minha mãe teve um AVC.

A minha alma negra, negra, negra viveu dias de imenso pesar e dor.
Acho mesmo que não há palavras para descrever a noite que se abateu sobre mim.
A minha mãe viveu oito dias numa unidade de AVCs e está há 15 dias internada, eu acampei no hospital e o meu coração esteve também, lá, internado com ela.
A Madaleninha (como chamamos à minha mãe, quando era pequenina), a do retrato dos cinco anos, sorridente e feliz, de franjinha, vinha-me constantemente à memória e vi-a enrolada no teu corpo fragilizado e doente, abandonado naquela cama de hospital e nas palavras infantis e perturbadas que pronunciavas.
Tão assustada como ela, queria pegar-lhe na mão, levá-la dali e fugirmos. Escondermo-nos no canto do meu escritório, abandonarmo-nos à música calma das tuas palavras, à lengalenga da tua conversa sobre política, religião e todos os temas que te preocupavam, como em tantas e tantas tardes em que tu, mamã, falavas interruptamente e eu cosia trapinhos, soltando uns breves "hum-hum".
Mas desta vez estar atenta, "sem desligar o aparelho", embalada na saudade da tua ausência, no temor de que podia ser o nunca mais.
Felizmente a medicação feita a tempo, os cuidados de todos e a vontade de Deus, fez com que recuperasses bastante.
O perigo existe.
A recuperação total é lenta.
Mas a transferência para o serviço de neurologia tornou o negro em cinzento escuro e nos dias em que estás melhor em cinzento mais claro...
E com fé esperamos todos que em breve possas regressar à rotina dos nossos dias e, se a vida  não voltar a ser a mesma coisa, podermos, mesmo assim, congratularmo-nos com a presença uns dos outros.

6 comentários:

Ana Mafalda disse...

As melhoras da sua mãe
Beijinhos
http://alfazema-chocolate.blogspot.pt/

sandra disse...

Estranhei o teu silêncio... Como eu compreendo o sufoco em que tens andado e ainda andas, com certeza... Felizmente a tua mãe encontra-se a recuperar e espero do fundo do coração que em breve nos dês notícias animadoras. Há tempos passei por uma situação semelhante com o meu pai. Felizmente foi uma coisa ligeira e a recuperação foi muito boa. Quando aconteceu estava eu em Budapeste e nem consigo descrever o pânico!
Beijinho grande!

xunandinha disse...

OLÁ QUERIDA,lamento o que aconteceu à mãe,deves andar com o coração nas mãos,a vida tão depressa nos traz boas como coisas más,mas amiga vais ver que a pouco e pouco sua mãe vai recuperar, depois não pode é descuidar medicação e estar mais calma,eu vou vindo aqui para saber mais noticias um grande abraço cheio de energia para te dar força

xunandinha disse...

Minha querida ,voltei hoje para ver se havia mais noticias da tua mamã,mas vejo tudo na mesma ,sei que andas ocupada e com um grande peso ,mas amiga nem sempre as noticias são más o problema é que por vezes os tratamentos são morosos mas a pouco e pouco vão fazendo efeito e vais ver que vai recuperar,não fiques triste, pois terás sempre um aconchego uma palavra amiga uns braços para te erguer um grande abraço cheio de calor humano ,tem fé que o Anjo da GUARDA OLHARÁ PELA TUA MÃE E LHE DARÁ FORÇAS PARA CONSEGUIR ULTRAPASSAR ESTA RASTEIRA.

Ameixinha disse...

Infelizmente sei o aperto pelo qual passas. Lamento muito e espero que a recuperação seja rápida. Beijos a todos :)

Noémia disse...

Minhas queridas, obrigada a todas pelas palavras amigas e pelo conforto que me deram. Desculpem só agora agradecer mas compreendem com certeza que andei muito ocupada e sem ânimo nem para responder embora me tivesse sabido muito bem a vossa solidariedade. Beijos :)