sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

MY BEAUTIFUL PARCEL

Finalmente pude abrir a minha prendinha enviada pela Kate, directamente da Austrália, e de quem já mostrei o ornamento da árvore.


Digam lá se não é  lindíssimo, o pano bordado primorosamente? A quantidade de pontinhos que ela teve de bordar neste desenho natalício, tão complexo... ah! e não esquecendo o pormenor dos guizinhos, vermelhos a condizer, a toda a volta.
Já está na minha mesa pequena de centro, debaixo da jarra de azevinho.
Obrigada Kate, é um presente que qualquer pessoa gostaria de receber e ter em casa. Prometo que o vou usar todos os anos e pensar em ti.


( Claro que já o passei a ferro antes de o pôr na mesa e já troquei mails com ela para agradecer e nos conhecermos melhor )

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS...

E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS.


O meu presépio, este ano, é em louça negra de Bisalhães, no Marão, assinado por João Afonso.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SSCS 2014

O trenó do pai Natal já passou cá por casa. 
Demorou um bocado mas também não admira, da Austrália até aqui, é muito caminho para andar.


A minha amiga secreta, que me enviou estes lindos presentes é a Kate. Imaginam a minha alegria quando os vi chegar...


Claro que segundo as regras só me foi permitido abrir o ornamento para a árvore de Natal. Fiquei encantada. É muito bonito e bem feito, numa técnica que nunca experimentei, o que é ainda melhor.
Imagino que o presente feito por ela vai ser muitíssimo bonito e mal posso esperar para o abrir.


A minha encomenda ainda não chegou ao destino ou pelo menos a amiga a quem eu mandei ( não é a Kate) ainda não me deu notícias.
Acho estes swaps interessantíssimos.
Já tenho na minha árvore alguns ornamentos oferecidos pelas minhas amigas virtuais, na maior  parte australianas e americanas. Aliás, do meu Natal fazem parte uma data de caminhos de mesa, individuais e até paineis que elas fizeram. 
Acho que, de certa forma, até é poético como alguém que está longe, que não conhecemos, perdeu tempo a bordar e coser com carinho, peças que atravessaram o mundo e que, ano após ano, fazem parte da alegria de Natal em minha casa.
O inverso é também verdade. Saber que algo que eu  fiz, com empenho e carinho, está em casa de alguém que eu não conheço e lhe enfeita o Natal... faz-me feliz e com vontade de participar no próximo.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O MAIS NOVO

Este fofinho é o mais novo da matilha.
Filho da Dama, ainda não tem nome.
Como é filho único está gordinho e bem tratado.
Este foi o primeiro round de ternura e mimos que eu e o meu filhote lhe demos para se habituar ao contacto com a nossa família. Não fui capaz de lhe tirar uma fotografia de jeito.
Esperemos que se torne sociável como a mãe...


domingo, 14 de dezembro de 2014

ONE ROW LACE SCARF

Tenho andado muito calada, sem dar notícias, mas a verdade é que, com este frio, quando não estou a trabalhar ou nas compras de Natal, ando entretida com as minhas lãs.
Sabe bem acariciar as lãs fofinhas que tenho tricotado, sentir a leveza das agulhas, de um lado para o outro e ver, quase num transe hipnótico, a obra a crescer. 
Então, nos fins de semana, à lareira, sabe ainda melhor!
Tenho pedido ao meu filho que me traga de Coimbra, da Bolas de Tons, algumas das lãs que tenho trabalhado ultimamente.


Este fim de semana comecei mais um cachecol. Faz-se  rapidamente pois, como se repete sempre a mesma  carreira, é fácil de memorizar e executar. Além disso dá um bonito efeito. Usei agulhas nº 7 para uma lã que, normalmente, pediria 4.5 ou 5. Assim, ficou muito fofo e ainda se trabalhou mais depressa.


O esquema é fácil,tirei-o daqui. Montei 32 malhas (ou múltiplos de 4) e em todas as carreiras, frente e avesso, repete-se o mesmo:

4 m   *laçada, 2mj, 2 m*, repete-se de * até * e termina-se com 4 m.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

WARMTH

Jantarinho intímo de amigos é sempre bom, propício à conversa, ao decorrer lento do tempo, às risadas fáceis, à felicidade.
Nesta época que já começa a ser festiva, o convívio saudável aquece ainda mais o coração.


O menu foi simples mas, apesar de eu prometer não complicar, não consigo deixar de experimentar uma ou outra receita nova.


Hoje a novidade foi a entrada, folhado de alheira com cogumelos e espinafres, e a saída, uma tarte de caramelo e chocolate cujas fotos do Pinterest me tinham "ficado no olho".
A receita da entrada tirei-a daqui e a da tarte daqui, depois fiz as minhas alterações costumeiras mas acreditem, a tarte é mesmo boa.