quarta-feira, 29 de junho de 2016

HIATO



Espraio o meu olhar por estes montes, pela profundidade deste céu, tantas e tantas vezes olhado, deixando-me envolver pelo calor do estio transmontano.
Gostava de ser indiferente a isto tudo mas ao meu encontro, em tropel, chegam-me os risos inocentes da minha infância, as férias de Verão com as primas, as "casinhas" e os "bolos de lama"... o despertar da adolescência, os bailaricos, os banhos no rio ... e como num filme, os pequenos dramas de uma juventude rebelde.

Sempre neguei ser transmontana. Não, eu nasci e vivi sempre no Porto.
E é verdade!
Mas esta terra esteve sempre, para o bem e para o mal,  entrelaçada na minha vida.
Qual Scarlett O'Hara, a minha « Tara!»...

Bate-me no peito uma saudade imensa, nem sei de quê, e qualquer coisa, inusitada em mim, rebenta no canto do olho.
A solidão abraça-me de mansinho e o calor aperta.
Lá no alto um milhafre grita-me « Livre!». Observo-o a pairar por cima de mim, na imensidão. « Sempre quiseste a liberdade», acena-me ele.
Tanto Satre, tanto Nietzsche, tanto «Escuta Zé Ninguém»...

Mas consegui-a?
E as amarras dos afetos?
Essas amarras que mantemos e as que se quebraram ao longo de tanto caminho percorrido, de tantos atalhos rejeitados, de outros tantos escolhidos, espinhosos ou floridos?
Que é feito de tantas vidas que, brevemente ou não, se cruzaram com a minha?
Sobem-me aos lábios murmúrios agradecidos por, naquele determinado momento e não noutro, terem feito parte da que fui e assim tornarem possível esta que sou...

" So long, it was so long ago / But I've still got the blues for you".


segunda-feira, 27 de junho de 2016

HUMMINGBIRD CAKE

Hoje vou apenas fazer um upgrade deste bolo que eu acho excelente.
Já o fiz várias vezes e é sempre um sucesso. 
Desta vez apliquei-me mais no aspecto exterior e não podia deixar de colocar nova fotografia pois, quando publiquei a receita aqui, a foto e o aspecto não eram muito convidativos a que alguém se resolvesse a experimentá-lo.
Tentem-se que vão gostar!


sábado, 25 de junho de 2016

EU GOSTO É DO VERÃO...

No fim de semana passado, o domingo foi dia de saída com a confraria. O local visitado, o trilho dos moinhos em Oliveira de Azeméis, foi muito bem escolhido pois, com tanto calor, a proximidade da água e as sombras do parque souberam muito bem.Até houve direito a uma cerveja artesanal e tudo!


Moinhos e fornos tradicionais, não são novidade para mim. Mas é bom ver preservados os nosso costumes antigos, nem que seja só como atracção turística. O pão acabadinho de fazer, quentinho e rústico, assim como a bola doce, souberam mesmo bem.


Depois, ao fim da tarde, ainda houve tempo para inaugurar a época balnear, cá na quinta. A água ainda estava fresquinha e só com muita boa vontade, de esconjurar o Inverno prolongado com toda a chuva e vento que nos roubou a Primavera, é que mergulhamos.

Mas valeu a pena porque parece que o bom tempo veio para ficar. Este fim de semana o calor está bom demais, passei  o dia a entrar e a sair da água, houve mojitos  e leitura" à bord de l'eau". 



Ah, que bom que é o sabor a Verão, o descanso e a boa vida...



sexta-feira, 10 de junho de 2016

BOLACHAS DE LIMÃO E ALECRIM

Não há nada como um feriado ensolarado para nos levantar o ânimo e dar vontade de ir para a cozinha experimentar coisas novas.
Deram-me a provar umas bolachinhas, das compradas, muito saborosas, de limão e alecrim. Resolvi logo que quando tivesse tempo iria experimentar a versão caseira.
Aqui estão elas, sem desiludir, são simples de fazer e muito gostosas.
Provavelmente, na próxima vez vou aumentar a dose de alecrim e de limão. 
Atenção que não são muito doces, tal como eu gosto.


BOLACHAS DE LIMÃO E ALECRIM

250gr de manteiga sem sal
3/4 de chávena de açúcar
3/4 de c.chá de sal
1 c.s. de alecrim fresco muito picadinho
raspa de um limão
1 ovo
2 e 1/2 chávena de farinha

Bater a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar.
Juntar o alecrim, a raspa de limão e o sal e continuar a bater até ficar esbranquiçada.
Juntar o ovo e bater.
Juntar a farinha e bater só até ficar bem misturada.
Colocar a mistura numa folha de papel vegetal e formar um rolo de 4 cm de diâmetro, fechar e levar ao frigorífico no mínimo uma hora.


Abrir o papel vegetal, cortar em fatias bem fininhas, colocar num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 190º, durante 15 min.