domingo, 28 de maio de 2017

DE UMAS COISAS A OUTRAS

No final do mês passado fui passar uns dias ao Alentejo. Tempo bom, óptima companhia, comida boa e descanso. Os campos coloridos chamavam por nós a pedir que rebolássemos neles, as andorinhas chilreavam por todo o lado fazendo o ninho nos beirais das casas e era vê-las, à tardinha, em voos rasantes às nossas cabeças, como que a convidar-nos à brincadeira. 
Assim, trouxe comigo o colorido das flores e as andorinhas de louça para enfeitar a minha quinta e prolongar os dias felizes, são pequeninas e estão na parede.


Mudando de assunto...
A minha avó usava muito uma expressão « Aqui governa-se um», quando ia de férias para a aldeia. Citadina militante, não resistia aos encantos da pródiga natureza que, nos dias de estio, oferecia de tudo, qual supermercado bem fornecido. Ela e o meu avô nem precisavam de ir às compras porque a fruta e os legumes inundavam a casa e davam perfeitamente para os gastos dos dois.
É esta expressão que me surge a cada momento na minha cabeça quando começo a colher os legumes que plantei na minha horta e que tratei com as minhas mãos. 
Mandei fazer uns canteiros altos para não ter que andar debruçada sobre a terra e plantei um pouco de tudo, courgetes, alfaces, pimentos, batata doce, malaguetas, pepinos, rúcula, tomates, vagens, cebolas, abóboras para comer e decorativas, rabanetes, beringelas, etc... Esta foto é do início do processo, ainda não fotografei com tudo já a produzir.


Acreditem, quando ponho os meus legumes e saladas no prato, a comida tem outro sabor.
O sabor do meu trabalho e do meu amor.
E, como ao fim de semana somos  só eu e o maridão, "aqui governamo-nos os dois"!

                              

Salada da minha alface com omelete dos meus espargos e do meu estragão, os ovos são das minhas galinhas felizes.


 As minhas framboesas perfumadas e maduras que não têm nada a ver com as do supermercado, assim como os meus morangos e mais uma salada da minha alface com os meus rabanetes.
E que bem que sabe dizer os "meus", porque são fruto do meu trabalho...

Sem comentários: