domingo, 22 de agosto de 2010

CÚPULAS DOURADAS

... recortadas contra o céu azul, invariavelmente encimando catedrais e igrejas brancas ou vermelhas.
Agora percebo porque chamam muitas vezes a esta terra " Santa Rússia". É impressionante o número de igrejas ortodoxas que encontramos por todo o lado!

Deixo-vos aqui algumas das que visitei e apesar de parecerem, não são as mesmas. A dada altura perdi-lhes os nomes porque de tão parecidas por dentro e por fora, já ia na minha cabeça uma grande confusão e preferi apreciar-lhes só a beleza, já que não pretendia fazer nenhuma tese sobre elas. Aqui tudo o que reluz é mesmo ouro, calculem as toneladas, mas esperem até eu vos mostrar os interiores...


Em Sergiyey Posad, a 160 Km de Moscovo, onde se situa o Santuário do patrono da Rússia e onde se encontrava o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, que suponho que seja aquele que benzia na foto em baixo, assisti (por acaso) à celebração da festa do mel. Gente de todo o lado levava mel, garrafas de um líquido amarelo com mel, para ser abençoado e visitavam o túmulo de S. Sergiyey.

No meio da multidão, à passagem da procissão, levei literalmente um banho, com a benção dada por este sacerdote que, com ar divertido, aspergia energicamente água benta, para todos os lados. Como estava um calor sufocante agradecemos a benção da água fresquinha, duas vezes!

De baixo daquela cúpula negra havia uma fonte de duas bicas, donde jorrava a água mais fresca que se pode imaginar e que as pessoas bebiam, molhavam as mãos e a cara e engarrafavam para levar para casa, por ser milagrosa.

3 comentários:

ameixa seca disse...

Ai que a ostentação é pecado e os russos ainda não sabem he he
Mas são mesmo lindas!

Isabel disse...

A Rússia é um país muito interessante. As igrejas são realmente muito bonitas :)
Bjs

Gina disse...

São lindas essas cúpulas, acho que são a primeira imagem que nos vem à mente quando pensamos em Rússia.