terça-feira, 25 de outubro de 2011

SE EU FICAR


"Se eu ficar" é um livro juvenil escrito por Gayle Forman, uma jornalista premiada e publicada em diversas revistas. Foi considerado um dos 10 melhores livros juvenis publicados em 2009, pela Amazon.com e pela Publishers Weekly, bestseller do New York Times, nos EUA e da Livres Hebdo, em França. Entre nós foi publicado pela Editorial Presença.
Aquilo que me atraiu de imediato foi a simplicidade da capa, toda azul celeste, com uma árvore despida em negro, com uma outra flor a despontar.
Depois foi o título - " Se eu ficar" !?
Trouxe-o para casa e li-o de uma assentada, como eu gosto, como é tão raro já, por não encontrar livros que me prendam e cativem.
É um livro juvenil, sim, mas que todos os adultos podem ler.
Para além da história extremamente actual, que eu não vou contar aqui para que quem o quiser ler não perca o interesse, os acontecimentos levam-nos a reflectir sobre a importância e influência das relações humanas, da família, dos amigos, dos outros, nas decisões da nossa vida, sobretudo em alturas decisivas, cruciais, de vida ou de morte.
"Se eu ficar", leva-nos ainda a meditar, de uma forma emotiva mas sem lamechices, na imortalidade da alma, na capacidade de decidirmos o nosso destino em estado de coma. Como se vê os temas são bem adultos e interessantes para nos fazerem ler com avidez até ao final, na ânsia de saber o desfecho.
E depois, quem sabe, pela importância que temos na família, fazer-nos reflectir nos nossos comportamentos e tornarmo-nos melhores.
A não perder!

4 comentários:

sandra disse...

Vou ter que arranjar um tempinho e aceitar a tua sugestão. Parece-me muito interessante!

Noémia disse...

Gostei imenso, Sandra, por isso publiquei embora já tenha lido tantos outros que não o fiz. :)

ameixa seca disse...

Também gostei da capa, parece interessante :)

Noémia disse...

A capa é sugestiva e o livro é giro, lê, Ameixa! :)