sábado, 31 de dezembro de 2011

DONG,DONG...

E ao baterem as doze badaladas...


A todos que me visitam neste cantinho, aos que me deixam comentários e aos que não deixam, àqueles com quem criei laços virtuais e aos que acabei por conhecer pessoalmente, aos que se tornaram amigos e àqueles que já o eram, desejo do fundo do coração, um excelente 2012.
Que haja saúde, paz e alegria; que haja emprego,esperança e solidariedade; que haja amor, harmonia e amizade nas vossas casas, por esta ordem ou pela que acharem prioritária.

BOM ANO DE 2012

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

BOLINHOS DE BOLINA

Um dos doces tradicionais desta época que se fazem cá em casa, são os bolinhos de bolina. O meu marido gosta muito e era costume em casa dele serem feitos pela minha sogra mas eu nunca cheguei a  vê-los nem a prová-los. Usando a descrição dele e as consultas a esta ou aquela receita lá os vou fazendo,todos os anos, umas vezes mais parecidos com os originais, outras vezes menos.
Desta vez, aproveitando o facto de ele está de férias, ao ver que me preparava para repetir a receita feita no Natal, resolveu dar uma ajudinha e meteu as "mãos na massa".
Não me peçam a receita porque foi tudo "a olho", uma abóbora menina cozida e bem espremida, farinha,  dois ovos, muitas nozes e avelãs partidas grosseiramente, vinho do Porto, tudo quanto baste e sempre acrescentando um pouco mais disto, um pouco mais daquilo, até achar que a consistência era a que ele pretendia. Depois com duas colheres (tipo bolinhos de bacalhau) moldaram-se os bolinhos e fritaram-se em óleo, polvilharam-se generosamente com açúcar e canela e eis o resultado...
Bolinhos de bolina à moda do meu marido! :)


sábado, 24 de dezembro de 2011

NATAL


Esta sede de Te encontrar em mim,
de correr para Ti,de estar junto de Ti...
Guias pelos vales
O decurso do meu rio.
Única razão és Tu,
Único sustento Tu,
A minha vida existe porque existes Tu.

Gira o firmamento sem nunca ter paz,
Mas existe um ponto a brilhar para mim.
A estrela polar que fixa os meus passos,
A estrela polar és Tu,
A estrela segura, Tu,
A minha vida existe porque existes Tu.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ANTECIPANDO


Na impossibilidade de visitar todos os meus amigos reais e virtuais e deixar-lhes uma palavra pessoal de amizade, utilizo este meio para desejar a todos um BOM NATAL, com o coração cheio de amor, paz e esperança.
Que tenham uns dias muuuuiiiito, muito felizes!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ANTIGAMENTE


Este é um presépio enorme, feito à moda antiga, como uma cascata, com água a sério que corre num rio, moinhos com velas que rodam, casas com luzes, pastores, camponeses, animais, musgo e tudo o que um presépio tem direito.
Todos os anos o fazem igual, no mesmo sítio (que a tradição é para se respeitar), num restaurante minhoto onde almoço frequentemente ao longo do ano.
Desta vez não resisti e pedi autorização para o fotografar, o dono, ainda novo, disse-me que estivesse à vontade mas que antes é que era, que tinha mais paciência e o fazia bem maior e bonito.
Não acredito, este já é tão bonito!

domingo, 18 de dezembro de 2011

4º DOMINGO DO ADVENTO

imagem do google

"Deus quer construir a Sua casa dentro de ti ..."
 Deixa Deus entrar na tua própria casa, tem a coragem de o deixar entrar e seguir o clarão da Sua luz!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PRENDAS

Esta é a altura do ano em que, quer seja por tradição, quer seja por as pessoas ficarem com os corações mais  sensíveis e o espírito de Natal andar no ar, se trocam prendinhas em todo o lado e com todos.
Apesar de adorar o Natal e de dar prendas, este ano estou muito atrasada. Normalmente, em Novembro, já eu ando toda entusiasmada a comprar isto e aquilo para dar a uns e outros mas, este ano, parece que estou em "slow motion" e com grande falta de ideias.
Tudo isto para mostrar uma prendinha que recebi e que achei o máximo.É linda,útil, delicada,quem ma deu teve em conta os meus gostos e passatempos, para além de estar na moda e ser vintage. 
Digam lá se é gira ou não e como gostariam de terem uma igual !?



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BOLO DO DIABO

É um nome muito estranho para um bolo tão bom como este e nem sei porque lho puseram ( talvez da água a ferver que leva tanto na massa como na cobertura), só sei que vale a pena experimentá-lo. A receita é do livro « Cozinha o coração da casa » da Nigella Lawson
É daqueles bolos que nos consolam e fazem logo subir a serotonina a cada boa fatia.
Ao comê-lo só me vêm à cabeça cenas de filmes, naquelas alturas em que a protagonista sofre um desgosto amoroso, abre o frigorífico e aparece ou o balde gigante de gelado ou aqueles bolos de chocolate, de várias camadas, com um aspecto fabuloso, que ela devora sem remorsos.
Este é o bolo ideal para comer naquelas alturas em que, como dizem os Supertramp " Life's beguns to cheat you, friends are out to beat you...". Será que é por isso que é o diabo?


BOLO DO DIABO

para o bolo                                            
50 gr de bom cacau em pó                  
100 gr de açúcar mascavado escuro    
250 ml de água a ferver                        
125 gr de margarina sem sal                
150 gr de açúcar                                        
225 gr de farinha sem fermento
1/2 c.chá de fermento
1/2 c.chá de bicarbonato de sódio
2 c. chá de extracto de baunilha
2 ovos

para a cobertura
125 ml de água
30 gr de açucar mascavado escuro
175 gr de manteiga sem sal aos bocadinhos
300 gr de chocolate negro do melhor, picado fino

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forra-se o fundo de duas formas com papel vegetal e untam-se os lados.
Coloca-se o cacau e 100 gr de açúcar mascavado numa taça e deita-se a água a ferver em cima, mistura-se e reserva-se.
Mistura-se o a manteiga e o açúcar, batendo até ficar fofo.
Coloca-se numa taça a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio, misturados.
Deita-se o extracto de baunilha na mistura da manteiga, seguido de um ovo, mexe-se, junta-se uma colherada da farinha, mexe-se, acrescenta-se o outro ovo,mexe-se e depois o resto da mistura seca até ficar tudo bem envolvido.
Por fim junta-se a mistura da água e do cacau.
Divide-se a massa pelas duas formas e vai ao forno durante 30 min, verificando com um palito, a cozedura.
Descansa fora do forno 5 a 10 min antes de desenformar e deixar arrefecer numa grade.

Para a cobertura deita-se a água, o açúcar mascavado e a manteiga numa caçarola, vai ao lume baixo até derreter tudo e começar a fervilhar.
Retira-se a caçarola do lume e junta-se o chocolate partido aos bocadinhos, mexendo para derretê-lo. Depois bate-se para ficar macio e lustroso. Deixa-se assim durante 1 hora batendo-o de vez em quando.

Por fim coloca-se um bolo no prato, barra-se generosamente com 1/3 do chocolate. Coloca-se o outro bolo em cima, cobre-se com o resto do chocolate, espalhando com uma espátula, sem esquecer as laterais mas sem preocupações de perfeição em obter um aspecto liso.


Corte uma boa fatia, delicie-se e verá logo a vida com mais optimismo, cor-de-rosa até!

( Usei chocolate e pó em vez de cacau porque me enganei na embalagem, no supermercado, e manteiga com sal porque era a que havia em casa. Em vez de duas formas de 20 cm, usei só uma e larga, cortando depois o bolo a meio, mas fiz asneira porque o bolo não ficou tão alto como era desejável. Também não bati a cobertura suficientemente porque não ficou brilhante muito tempo, como se pode ver na foto.)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TEMPO DE SOPAS

Embrulhada em mantas natalícias e ouvindo o vento a soprar lá fora, com certeza a puxar a chuva que há-de cair toda a noite, vou deixar aqui a receita desta sopinha maravilhosa que vale a pena experimentar. Foi tirada da Magazine nº15, de Dezembro e as quantidades foram modificadas à minha moda tal como costume, embora vá deixar aqui a receita como ela lá vem.


AVELUDADO DE ERVILHAS E CAMARÃO

1kg de ervilhas
2 cebolas pequenas picadas
150gr de batatas
1/2 rama de alho francês
8 camarões descascados
1 c.s de cebolinho picado ( não usei)
25gr de manteiga
azeite q.b.
0,5 dl de natas frescas
sal,pimenta e água q.b.

Aquece-se um tacho com o azeite.Junta-se a cebola, o alho francês, a batata cortada em cubos e deixa-se alourar.
Adicionam-se as ervilhas e deixa-se alourar tudo 4 min, em lume médio.
Cobre-se com água e deixa-se cozinhar durante 20 min em lume fraco.
Tritura-se tudo até ficar um creme liso e brilhante.
Rectificam-se os temperos e leva-se de novo ao lume até levantar fervura.
Fora do lume adiciona-se a manteiga e as natas e volta a emulsionar.
Serve-se com os camarões fritos em cima e polvilhado com o cebolinho.

domingo, 11 de dezembro de 2011

3º DOMINGO DO ADVENTO


No meio de nós está Jesus Cristo mas, por vezes, nós não O conhecemos ou não O queremos conhecer, porque talvez não nos convenha por causa da exigência dos Seus apelos e da Sua lei!
Mas a Sua lei é a do amor e os Seus apelos de salvação.

sábado, 10 de dezembro de 2011

KNITTING

Esta é a camisola que acabei de fazer para mim.




A minha filha fez o favor de posar para as fotos e claro que lhe fica larga porque eu não sou elegante como ela.
A lã é mesmo bonita e suave de trabalhar. É Katia Inca, varia de tom a cada passo dando este bonito efeito e usei agulhas nº6.
Vai-me aquecer neste Inverno e vamos ver se me protege destas malditas constipações...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENTRADA

O tempo está  frio, muito frio e apetece mais uma sopinha quente do que outras coisas mas, como já disse aqui, às vezes sinto uma necessidade física enorme de comer determinados alimentos, independentemente da época em que estamos. Como respeito muito estes "pedidos do organismo" está explicado o surgimento, aqui, desta entrada que até sabe muito bem em qualquer altura.


Partem-se ao meio os centros de alface bébé ( são aquelas em novelo e alongadas ), espalham-se por cima filetes de anchova partidos aos pedaços e escorridos, polvilha-se com pimentão doce, sal, pimenta e regam-se com azeite e umas gotas de limão.
Entrada simples, saborosa, rápida de fazer e visualmente bonita!

domingo, 4 de dezembro de 2011

2º DOMINGO DO ADVENTO


"Preparai os caminhos para a vinda do Senhor... e Ele mostrará toda a Sua Magnificência"
Exige de nós uma resposta de Fé e de conversão.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

LIMITAÇÕES

Este bolo é a recriação de um clássico, segundo a inspiração da Nigella.
Tenho boas recordações deste bolo, era um dos preferidos da minha mãe pela sua simplicidade de execução, fazia-o, e ainda o faz, em qualquer ocasião, só que a receita dela não é bem igual a esta.
Como estava na quinta, precisava de fazer um bolo e estava limitada nos ingredientes ao que havia na dispensa porque não me apetecia sair às compras, procurei nos livros de culinária e este foi o eleito.



1 lata de ananás às rodelas
cerejas em calda (não usei)
100gr de farinha
100gr de manteiga
100 gr de açúcar + 2 colheres de sopa
2 ovos
3 colheres de sopa com sumo da lata de ananás
1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de bicarbonato

Unta-se uma forma redonda com manteiga, polvilha-se o fundo com as 2 colheres de açúcar, colocam-se as rodelas de ananás harmoniosamente, com uma cereja no meio de cada rodela.

Na batedeira misturam-se a manteiga com o açúcar, a farinha, os ovos, os fermentos. Depois de bem batido acrescenta-se o sumo do ananás e mistura-se.

Deita-se a massa na forma por cima do ananás e vai ao forno a 180º, por meia hora verificando se está bem cozido antes de o tirar.

Não é naaaaada do outro mundo mas é um bolinho simpático e honesto!