segunda-feira, 10 de junho de 2013

OVOS VERDES

Hoje em dia os restaurantes "rebentam" em cada esquina como cogumelos seja nas cidade, vilas, aldeias ou estradas deste país
Antigamente era bem diferente e de cada vez que se ia à praia, passeava no campo, fazia uma viagem ou se ia a uma romaria, era necessário levar uma merenda, merendeiro aqui no Minho. 
A logística, planificação e execução de uma refeição destas, para a família inteira, era coisa para demorar vários dias e envolver as mulheres todas lá de casa.
Comê-la era outra aventura pois implicava procurar uma fonte fresquinha, para matar a sede e por o vinho a refrescar, um campo relvado para estender a toalha e instalar a gente toda. 
E depois, não havia pressa, dava para brincar, dormir uma sesta ou simplesmente explorar as redondezas.

                                                                                                                                   imagem retirada do google

Lembro-me tão bem das viagens para Trás-os-Montes que duravam um dia inteiro, das fontes do Marão onde sempre parávamos e almoçávamos.
Que é feito dessas fontes da beira das estradas?
Será que estamos tão pobres que não possamos fazer análise às águas e mantê-las a enfeitar os nossos caminhos e a matar a nossa sede?Ou estaremos assim tão ricos que só bebamos água engarrafada?
Mas falo de tudo isto porque a minha avó incluía sempre nas merendas, os ovos verdes e eu, hoje, fiz ovos verdes e, por coincidência, há 20 anos que a minha avó morreu.


A receita podem vê-la aqui.

Sem comentários: