sábado, 1 de junho de 2013

SOPA DE FAVAS E HORTELÃ

Há um restaurante muito discreto, perdido numa aldeia minhota, fora das rotas turísticas ou do trânsito, onde se come divinalmente e cuja especialidade é caça.
Eu e o meu marido comemos lá muitas vezes, a caminho da quinta ou de regresso ao Porto. Na quarta feira jantámos lá e, como já era um pouco tarde, alinhamos nuns petiscos e terminamos numa sopa.
Óh que maravilha de sopa! Tão boa que tive que a experimentar cá em casa. Ainda por cima trazia  todos os ingredientes, colhidos fresquinhos, na minha horta.
Não vou colocar quantidades porque depende da panela e da quantidade de água que usarem. Deve ficar uma espécie de creme.

SOPA DE FAVAS, ERVILHAS E HORTELÃ

Numa panela de água coloquei duas batatas grandes, um bom punhado de favas sem casca nem camisa, dois talos de aipo ( com alho francês também deve resultar bem), uma cenoura grande, sal e azeite q.b.
Num Chinês, coloquei uma mão cheia de favas, outra de ervilhas e um bocado de bacon (ou presunto), para cozerem ao mesmo tempo.
Depois de tudo cozido, retirei o chinês e reservei, passei tudo o que estava na panela com a varinha mágica.
Juntei as favas e as ervilhas do chinês ao resto da sopa, assim como o bacon cortado em pedacinhos e um raminho de hortelã.



Huuuuuuuummmmmmmmm! Que cheirinho e que sabor! Experimentem!

Sem comentários: