quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ECOLOGIA

Embora a súbita preocupação ambiental do nosso governo não seja puramente pedagógica, o que é certo é que, mexendo no nosso bolso e colocando os sacos de plástico a 10 cêntimos, nos inspirou súbitos desejos ecologistas de preservação da mãe natureza. 
A todos!
Depois de anos a fio, os grandes hipermercados nos viciarem com sacos de plástico em quantidades monumentais ( chegavam ao cúmulo de colocarem só 2 ou 3 coisas em cada ) e de toda a gente meter mais meia dúzia no bolso, "just in case", passaram a ter o preço de 2 cêntimos. Custou um bocado mas o povinho lá se aguentou e habituou-se.
Mas agora, 10 cêntimos?!....
Aqui toda a gente começa a pensar, não propriamente no impacto ambiental mas a deitar contas à vida, a não dar jeito nenhum ir às compras e não ter onde meter as laranjas, o pacote da manteiga, sei lá mais o quê. As miudezas que se compram de repente, não as compras da semana, programadas, porque aí levam-se os sacos todos.
É giro porque, subitamente, reparamos que toda a gente (mulheres, claro), trazem na carteira, os saquinhos miraculosos, que se dobram bem dobradinhos e ficam do tamanho de um maço de lenços de papel.
Pois, eu também passei a ter uma consciência ecológica. Já tinha alguma preocupação e evitava os sacos de plástico, comprando os reutilizáveis mas, todas as manhãs compro o pão, na Paparoca e lá vinha ele num saco de papel mais um de plástico. E embora andasse há muito a pensar em modificar isto, não queria um saco do pão dos comprados, queria um pessoal, feito por mim.
O tempo ia passando e eu sem fazer nada. Hoje arranjei tempo e, graças ao nosso governo, tenho um saco novo para, amanhã e nos outros dias,  trazer o meu pão para casa.




Sem comentários: