quarta-feira, 24 de março de 2010

SALADA DE BATATA

As batatas novas fazem-me sempre lembrar dias quentes e pratos primaveris porque quase sempre são acompanhadas de legumes frescos dessa época.
Isto é uma maneira de falar porque com as estufas e a globalização, há sempre os mesmos legumes e frutas em qualquer época. Mas eu refiro-me aqueles produtos que sabem aquilo que são e não aos que são muito bonitos e perfeitos mas depois não sabem a nada!
Vai daí vi umas batatas novas, que têm que ser de estufa certamente, digo eu, que não percebo muito de agricultura e não resisti, comprei-as.
Isto o tempo anda tão chocho que a gente faz de tudo para se animar um pouco. Mesmo dar 1.99€ por 800gr de batatas. Escandaloso não é? Bom vejamos o lado positivo, um anti-depressivo era mais caro, verdade?
Pois foram estas batatas que transformei numa bela salada, tirada daquele livro da Nigella. Pois,pois, aquele... Digo-vos que gostei imenso e que vai ser repetido cá por casa muitas vezes, sobretudo quando eu já tiver as minhas próprias batatas novas cá fora.


SALADA DE BATATA QUENTE

batatas novas raspadas
4 cabolinhas finamente cortadas
1 c.s. de azeite de alho
8 fatias de bacon
1 c.s de mostarda em grão
1-2 c. de chá de vinagre branco

Cozem-se as batatas em água com sal, até estarem tenras.
Depois de cozidas, deitam-se numa taça e polvilham-se com as cebolinhas.
Aquece-se o azeite e cozinha-se o bacon até ficar estaladiço.
Desliga-se o lume e junta-se o vinagre e a mostarda, junta-se às batatas e mistura-se bem. Deixam-se ficar assim durante uma hora.

Claro, que eu fiz algumas alterações à receita. Substituí as fatias de bacon por cubinhos pequenos. Depois não usei cebolinha, o meu filho não aprecia muito. Em vez de azeite de alho, esborrachei dois dentes e estalei-os no azeite. Por fim não deitei o molho em cima das batatas , deitei sim as batatas no molho e salteei-as um pouco. Servi-as quentes sem esperar a tal hora. Foi deste resultado que gostei embora a receita da Nigella também deva ficar saborosa. Acompanhei com uns bifes de peru cuja receita segue em breve.

1 comentário:

ameixa seca disse...

Esta ainda não experimentei porque fiquei completamente fascinada pela receita de salada de batata do Jamie Oliver que publiquei no meu blog o ano passado. Mas hei-de experimentar esta também :)