Enquanto os alarmistas dos jornalistas, arautos da desgraça, exploram o regresso às aulas , a carestia dos livros e dos materiais escolares, e desencadeiam uma correria aos "Continentes" e afins, eu, tapo os ouvidos, insisto em ignorar as notícias e tento alegremente agarrar os últimos dias de férias, aqui na quinta.
Ainda é Agosto, ainda está bom tempo (às vezes), os dias ainda são meus!
E neste preguiçar, entre bordados, banhos de piscina, muitas leituras e filmes, também há cozinhados.
Este ano meti na cabeça que o Inverno tinha que ser mais doce e saboroso e vai daí ,transformei tudo o que me caiu nas mãos.
Houve um dia de S. Tomate, eheheh, porque desde manhã à noite, que processei um jigo enorme de tomates maduros recém colhidos, antes que se estragassem.
Então foi compota de tomate, concentrado de tomate e tomate congelado, para guardar.
Houve ainda sopa fria de tomate, salada de tomate e sumo de tomate.
Ao longo dos dias, com calma, seguiram-se os figos, os pêssegos, as ameixas, as framboesas tudo transformado em compotas, chutneys e licores.
Para mim isto também é lazer!
GASPACHO
GASPACHO
450gr de tomate maduro
1 dente de alho descascado
2 molhos de salsa fresca ou mangericão
15 ml de polpa de tomate
1/4 de pepino descascado
300 ml de sumo de tomate
2 cabolas finamente cortadas
1 malagueta verde sem sementes e cortada
15 ml de sumo de limão
30ml de azeite
sal,pimenta a gosto
cubos de gelo ou croûtons (opcional)
Depois de pelar os tomates mete-se tudo num processador de alimentos ou liquidificador e reduz-se a um creme macio, tempera-se e vai ao frigorífico.
Antes de servir rectificam-se os temperos e acrescenta-se o gelo ou os croûtons.
Receitas para Kenwood Chef &Major, Jennie Shapter
(Eu reduzo tudo a puré porque detesto encontrar a cebola, o pepino e a malagueta aos bocados. Ah e também reduzo à quantidade do mangericão, que é o que uso.)
MOLHO DE TOMATE
MOLHO DE TOMATE
Em vez de comprar feito, aproveito os tomates, cozinho o molho, bem grosso e congelo para depois usar em pizzas. Não há quantidades porque a receita é minha e foi na base do olhómetro .
Pelei e cortei aos pedaços uma boa quantidade de tomate, que meti no liquidificador e transformei em puré.
Fiz um bom refogado com azeite, cebola às rodelas, muitos dentes de alho, duas folhas de louro, juntei o puré de tomate, reguei com vinho branco e temperei com sal. Depois de deixar estufar, mexendo de vez em quando, juntei duas mãos cheias de folhas de mangericão e picante.
Apurou bem até ficar grosso, retirei as folhas de louro, passei novamente, deixei arrefecer e meti em frascos que tapei e guardei na arca congeladora.
A receita base é esta, depois é só aumentar as quantidades proporcionalmente. Se quiser não use a malagueta e as ervas aromáticas e terá um doce "normal".
500gr de tomates pelados e aos bocados
1 c.chá de malaguetas em flocos
1 c. chá de ervas aromáticas secas
sumo de um limão
uma pitada de sal
uma pitada de sal
250 gr de açucar granulado
Colocam-se todos os ingrediente numa panela de fundo reforçado, excepto o açucar e vai ao lume cerca de 8 min, até o tomate amolecer.
Adiciona-se o açucar, aumenta-se o fogo até ferver e deixa-se cozinhar por 10 a 15 min até engrossar e se tornar lustroso, mexendo para não se pegar.
Mete-se em frascos esterilizados, cobre-se com papel encerado e tapa-se.
Conservas, Lynda Brown