domingo, 28 de agosto de 2011

TOMATES

Enquanto os alarmistas dos jornalistas, arautos da desgraça, exploram o regresso às aulas , a carestia dos livros e dos materiais escolares, e desencadeiam uma correria aos "Continentes" e afins, eu, tapo os ouvidos, insisto em ignorar as notícias e tento alegremente agarrar os últimos dias de férias, aqui na quinta. 

Ainda é Agosto, ainda está bom tempo (às vezes), os dias ainda são meus!

E neste preguiçar, entre bordados, banhos de piscina, muitas leituras e filmes, também há cozinhados.
Este ano meti na cabeça que o Inverno tinha que ser mais doce e saboroso e vai daí ,transformei tudo o que me caiu nas mãos.

Houve um dia de S. Tomate, eheheh, porque desde manhã à noite, que processei um jigo enorme de tomates maduros recém colhidos, antes que se estragassem. 
Então foi compota de tomate, concentrado de tomate e tomate congelado, para guardar.
Houve ainda sopa fria de tomate, salada de tomate e sumo de tomate.

Ao longo dos dias, com calma, seguiram-se os figos, os pêssegos, as ameixas, as framboesas tudo transformado em compotas, chutneys e licores.
Para mim isto também é lazer!

GASPACHO



450gr de tomate maduro
1 dente de alho descascado
2 molhos de salsa fresca ou mangericão
15 ml de polpa de tomate
1/4 de pepino descascado
300 ml de sumo de tomate
2 cabolas finamente cortadas
1 malagueta verde sem sementes e cortada
15 ml de sumo de limão
30ml de azeite
sal,pimenta a gosto
cubos de gelo ou croûtons (opcional)

Depois de pelar os tomates mete-se tudo num processador de alimentos ou liquidificador e reduz-se a um creme macio, tempera-se e vai ao frigorífico.
Antes de servir rectificam-se os temperos e acrescenta-se o gelo ou os croûtons.
                                                                              Receitas para Kenwood Chef &Major, Jennie Shapter
(Eu reduzo tudo a puré porque detesto encontrar a cebola, o pepino e a malagueta aos bocados. Ah e também reduzo à quantidade do mangericão, que é o que uso.)


MOLHO DE TOMATE


Em vez de comprar feito, aproveito os tomates, cozinho o molho, bem grosso e congelo para depois  usar em pizzas. Não há quantidades porque a receita é minha e foi na base do olhómetro .

Pelei e cortei aos pedaços uma boa quantidade de tomate, que meti no liquidificador e transformei em puré.
Fiz um bom refogado com azeite, cebola às rodelas, muitos dentes de alho, duas folhas de louro, juntei o puré de tomate, reguei com vinho branco e temperei com sal. Depois de deixar estufar, mexendo de vez em quando, juntei duas mãos cheias de folhas de mangericão e picante.
Apurou bem até ficar grosso, retirei as folhas de louro, passei novamente, deixei arrefecer e meti em frascos que tapei e guardei na arca congeladora.

DOCE DE TOMATE E MALAGUETA




A receita base é esta, depois é só aumentar as quantidades proporcionalmente. Se quiser não use a malagueta e as ervas aromáticas e terá um doce "normal".

500gr de tomates pelados e aos bocados
1 c.chá de malaguetas em flocos
1 c. chá de ervas aromáticas secas
sumo de um limão
uma pitada de sal
250 gr de açucar granulado

Colocam-se todos os ingrediente numa panela de fundo reforçado, excepto o açucar e vai ao lume cerca de 8 min, até o tomate amolecer.
Adiciona-se o açucar, aumenta-se o fogo até ferver e deixa-se cozinhar por 10 a 15 min até engrossar e se tornar lustroso, mexendo para não se pegar.
Mete-se em frascos esterilizados, cobre-se com papel encerado e tapa-se.
Conservas, Lynda Brown



terça-feira, 23 de agosto de 2011

KRISTIANSAND

Kristiansand foi a cereja no topo do bolo.
Recebeu-nos com um tempo espectacular para passear nas ruas bem movimentadas, entra as suas casas baixas e brancas, os jardins modernos e arejados.Encontramos um mercado, uma feira de velharias, um casamento tailandês, uma despedida de solteiros muito interactiva, uns mormans muito simpáticos que me ofereceram um DVD e...
E, por acaso, para terminar a viagem em beleza, uma bonita casa de tecidos de patchwork, cheia de coisas lindas para comprar. Imaginam a minha alegria? Foi perfeito!



















sábado, 20 de agosto de 2011

BERGEN

Atracámos de manhã cedo no porto de Bergen com um tempo nublado e chuvoso que se manteve todo o dia em aguaceiros e abertas.
Foi o único dia de chuva que tivemos em toda a viagem. Para quem anda tão a norte foi muita sorte e por outro lado deu-nos uma outra perspectiva destas paragens com outro tipo de tempo. Além disso, ao que parece, Bergen é mais dada à chuva do que à neve.
Com chuva ou sem ela, Bergen é uma cidade encantadora, que embora marítima me fez lembrar imenso Innsbruck por estar tão chegada às montanhas e rodeada de verde. Adorei a zona do porto com as suas casas de madeira, emblema da cidade, e o mundo surpreendente e labiríntico que se esconde atrás delas, como podem ver nas fotos.
Por ser mais a norte, já se respirava um pouco mais do povo Sami, das renas e ia jurar que vislumbrei o pai natal, de férias, numa daquelas vielas estreitinhas de madeira, ehehehe!




















quarta-feira, 17 de agosto de 2011

STAVANGER

Stavanger a bela!
Não são necessárias muitas palavras para vos dizer como esta cidadezinha é bonita e o quanto eu gostei dela, basta ver a quantidade de fotos que seleccionei, de todas as que lá tirei, e também vos dá uma imagem do porquê da minha paixão pelas casa brancas...