terça-feira, 4 de novembro de 2014

LENTILHAS

Jantarinho light, só para mim, que o maridinho não alinha nestas coisas.
Agora cá em casa é serviço à lista, fazemos as refeições todos juntos mas, normalmente, ao jantar, cada um acaba por comer aquilo com que melhor se sente.
Eu opto por coisas mais ligeiras e de fácil digestão.
Hoje cozinhei lentilhas. 
E a propósito, sabem a origem da frase tão conhecida « Trocar por um prato de lentilhas»?
Pois a título de curiosidade fica aqui a explicação...

Um dia em que Jacó preparava um guisado, voltando Esaú fatigado do campo, disse-lhe:
"Deixa-me comer um pouco dessa coisa vermelha, porque estou muito cansado." {É por isso que lhe puseram o nome a Esaú, Edom.}
Jacó respondeu-lhe: "Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura."
"Morro de fome, que me importa o meu direito de primogenitura?"
"Jura-mo, pois, agora mesmo", tornou Jacó. Esaú jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Este deu-lhe pão e um prato de lentilhas. Esaú comeu, bebeu, depois se levantou e partiu. Foi assim que Esaú desprezou o seu direito de primogenitura.




LENTILHAS

2 chávenas de lentilhas laranja
3 anchovas
1/2 alho francês
1/2 pimento
1 tomate
1 mão cheia de folhas de espinafre frescas
sal, pimenta
1/2 c.café de cominhos
1/2 c. de café de alho em pó
1/2 c. de café de coentros em pó
2 c.sopa de azeite
queijo feta q.b.

Numa frigideira derreti as anchovas em duas colheres de azeite e em seguida salteei o alho francês e o pimento.
Juntei os temperos todos e mexi bem.
Acrescentei as lentilhas demolhadas (as laranja demoram menos tempo que as verdes) envolvi bem, reguei com um pouco de água, tapei e deixei cozer uns 10min.
Por fim envolvi os espinafres nas lentilhas até murcharem com o calor e o tomate partido aos cubos.
Salpiquei por cima o queijo feta esfarelado em pedaços grandes.

Sem comentários: