domingo, 21 de junho de 2015

JÁ APETECEM...

Para festejar o 1º dia de Verão

Calor = gelados

Estou em plena produção de framboesas e, como são um fruto que não se conserva muito tempo, tenho que as consumir rapidamente, de todas as maneiras. Estas minhas não têm nada a ver com as que se compram pois colho-as bem madurinhas e são doces e saborosas.


Desta vez fiz um gelado que deu para 6 copinhos e uma caixinha, para raspar bolas com uma colher de gelados e servir com um bom bolo. Não é muito doce por isso aconselho os gulosos a aumentar a quantidade de açúcar até porque têm que considerar o grau de acidez das framboesas que usam.



GELADO DE FRAMBOESAS

1/2 lata de leite de coco
2 iogurtes naturais (ou gregos)
3 c.s bem cheias de açúcar 
sumo de meio limão
uma pitada de sal
framboesas ( fiz a olho, 300gr?)

Misturei as framboesas com o sumo de limão e polvilhei com uma colher de açúcar, deixei assim 15 min. Depois esmaguei as framboesas com um garfo e passei por um passador para retirar as grainhas.

Numa taça misturei os ingredientes restante, os iogurtes, o leite de coco, as 2 colheres de açúcar e a pitada de sal.

Por fim enchi os copos de gelado com parte do creme branco, a seguir o de framboesa e depois mais branco. Com o pauzinho misturei ao de leve, só para dar um aspecto marmoreado, e foi para o congelador.

O que sobrou deitei numa caixa, primeiro o creme branco e depois o de framboesa. Fiz uns arabescos com a ponta da faca e congelei.


2 comentários:

sandra disse...

Bela receita, obrigada! O sabor dos frutos colhidos já maduros é incomparável!

Noémia disse...

Obrigada, Sandra, são fresquinhos e saborosos. :)