quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PÃO DE CHOCOLATE

Hoje foi dia de caldeirada de peixe e de pãezinhos de chocolate!


Coloquei na cataplana batatas, cebolas e pimentos às rodelas, em camadas alternadas. Coloquei bastante tomate aos bocados, sem pele e sem sementes, alho picado, malagueta e 1 folha de loureiro. Acamei o peixe por cima de tudo, reguei generosamente com azeite,temperei com sal, polvilhei com colorau e borrifei com um pouco de vinho branco. espalhei por cima um pequeno molho de salsa e fechei a cataplana. 30 a 40m depois estava pronto a servir. O maridão disse que estava 5 estrelas.

O filhote decidiu fazer un pãezinhos da revista «Pães e Bolos » e eu ajudei-o.Fizemos apenas metade da receita porque as quantidades que vêm na revista rendem 50 pães.

1 1/2 chávena de leite morno, 3 ovos, 1/2 chávena de óleo, 4 c.s. de açucar, 30gr. de fermento biológico fresco, 7 chávenas de farinha, 2 gemas para pincelar, 400 gr. de chocolate de leite para rechear.

No liquificador batem-se os ovos, o leite, o óleo, o açucar e o fermento biológico até ficar homogêneo ( eu mexi com uma colher, só ). A esta mistura vai-se juntando a farinha de trigo, mexendo vigorosamente e amassando até obter uma massa lisa que não cole nas mãos. Cobre-se com um pano e deixa-se descansar até dobrar de volume. Depois divide-se a massa em pequenas poções que se estendem com o rolo da massa. Cortam-se pequenos rectângulos e coloca-se no meio um pedaço de chocolate, enrola-se e fecham-se bem os bordos. Colocam-se numa assadeira e pincelam-se com a gema, vai ao forno 15 a 20m .

São mesmo bons para o lanche ou pequeno almoço, para a próxima deito-lhe uma pitada de sal na massa porque acho que faz falta.

3 comentários:

Bergamo disse...

Gosto tanto do nome dessa panela...cataplana...nunca a vi no Brasil, só a vejo nos livros, sempre em cobre, reluzente...outro dia um aluno disse que viu uma dessas em uma loja aqui em São Paulo, preciso procurar.
Abraços,
Marcelo

ameixa seca disse...

Nessa casa o pessoal é todo prendado ;) Até fazem pão e tudo.
Querooo uma cataplana mas são tãooo caras. Contento-me com a imagem do recheio ;)

Noémia disse...

A minha cataplana não é de cobre, é toda branquinha, Bergamo e já nem me lembro onde a comprei!
Ameixinha, aqui todos gostamos de cozinhar( até o marido, teoricamente sabe fazer tudo).
Já tentaste ver na feira? Penso que serão mais baratas aí ou nos arraiais das festividades locais.