quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

LOMBO DE VACA COM GELEIA

Ainda do livro « O cozinheiro do rei D. João VI », do chefe Hélio Loureiro, deixei-me tentar por uma receita de lombo de vaca com geleia, que se revelou tão saborosa como parecia.Claro que tenho que dar aqui um elogio ao senhor do talho que me serve sempre uma carne espectacularmente tenra. Compro sempre a carne perto da minha quinta porque acho que a carne tem mais qualidade do que aqui na cidade!


LOMBO DE VACA COM GELEIA

Usei :

1Kg ( usei um bom pedaço ) de lombo

3 tomates ( usei dos meus congelados )

2 ou 3 dentes de alho

1 folha de louro

toucinho q. b.

chouriço q. b.

100 gr de manteiga ou banha caseira ( usei a 1ª)

azeite

vinho branco

água

malaguetas

meio pimento às tiras

6 cebolas médias ( usei 3 )

250 gr de cenouras

sal

Fazer incisões no lombo e introduzir nelas alho, chouriço e toucinho aos pedaços.

Numa assadeira de preferência de barro, dispor uma camada de cebola, por cima colocar a carne, regar com água e vinho branco ( proporção de 3 para 1 ), deitar azeite e manteiga, louro, malaguetas, pimento em tiras, cenouras descascadas e cortadas em quartos, no sentido do comprimento. Acrescenta-se com o resto das cebolas, os tomates limpos de peles e grainhas, mais pedaços de toucinho e rodelas de chouriço.

Leva-se ao forno já levemente aquecido, aumentando o calor para um puco mais de médio, regando a carne, de vez em quando, com o próprio molho. Vira-se a carne quando começar a ganhar cor e retira-se do lume só quando estiver bem assado.

O chefe do rei diz apenas que decidiu fazer este prato porque o rei gostava da carne tenra e suculenta e que iria inovar servindo-a com geleia. Não diz como a havemos nós de servir e que geleia usar.

Eu servi-a com doce de arandos, da loja sueca do Ikea, mas só mesmo para mim que gosto muito. Os outros comeram mesmo sem geleia ou doce, apostando no gosto tradicional e conhecido.
Estava muito bom. Experimentem!

2 comentários:

ameixa seca disse...

Confesso que nunca comi carne com geleia mas sei que gosto de comida agridoce... deve ir dar ao mesmo ou parecido :)

Noémia disse...

Mais ou menos, aqui os sabores não estão tão misturados. A mim o agridoce enjoa-me um pouco, e assim não!:)