domingo, 14 de outubro de 2012

ALMOÇO DE DOMINGO

Almoço de Domingo com a confraria. Depois de se juntar toda a gente, no local do costume, partimos com uma chuva miudinha que ameaçava estragar o dia.
Desta vez foi perto de Estarreja, no campo profundo com a ria ali tão perto e o que é certo é que o tempo melhorou e acabou por estar um belo fim de manhã e uma bela tarde.





O Almoço? Uma delícia!
Claro que a estrela de quase todo os pratos foi a enguia mas afinal foi por isso que nos deslocámos ali.
Entradas de broa de milho com chouriço, redenho frito, enguias fritas e muito alho com um molho de azeite e cravinho, azeitonas de todas as cores e tamanhos...



De pratos principais havia caldeirada de enguias e rojões com castanhas, batata cozida e grelos. As panelas da caldeirada ou os pratos de barro dos rojões não tiveram descanso e todos provaram de tudo .


E quando todos esperavam já pela sobremesa, eis que surge uma sopa de enguias divinal, com açafrão, cravinho e muita hortelã, grossinha de farelos de broa de milho, indescritível.


A sobremesa finalmente chegou e não podiam deixar de ser magníficos pães-de-ló  húmidos, típicos de Ovar ali tão perto, feitos pela D.ª Odete cozinheira e dona do restaurante, e ainda doce de ovos com amêndoa e canela, huuuuuummmmm, que perdição!



Depois não resisti a fotografar algumas curiosidades que enfeitavam toda a sala, desde mini teares (e atenção que são do tamanho de uma mão fechada), mini taleigos, toda uma parafernális de utensílios do campo, rocas e fusos ( digam lá que não vinha mesmo a propósito dos meus gostos?) e pratos de todos os géneros.




Sem comentários: