segunda-feira, 7 de abril de 2008

LAMPREIA

Este é um prato que se come uma vez ou outra, por ano, cá em casa. Às vezes, combina-se uma ida com os amigos a um qualquer restaurante, mais ou menos conhecido, para provar a iguaria.
Este ano, deram ao meu marido uma bela lampreia e por isso coube-me a mim a tarefa de a cozinhar.
Convidei os meus pais, que tambérm são apreciadores e fiz uma lampreia à minha moda ( que é uma mistura das outras modas todas ).



É preciso uma lampreia morta e arranjada, aproveitando o sangue que se mistura com um pouco de vinagre( é muito importante tirar uma tripa que dá mau sabor, a sardinhas, ao ser cozinhada ),eles fazem isso quando as compramos.

- Tempera-se com vinho tinto, alho,sal,loureiro,salsa e uma cebola onde se espetam várias cabeças de cravinho.

- Deixa-se marinar de um dia para o outro.

- Faz-se um refogado com bom azeite e cebola, quando está translúcida deitam-se as postas da lampreia e deixam-se tostar um pouco.

- Em seguida deita-se o líquido da marinada no tacho, juntamente com o sangue da lampreia e deixa-se estufar por 15m.

- Se houver necessidade de apurar mais o molho, retira-se a lampreia para não se desfazer, deixa-se estufar mais e reintroduz-se a lampreia na altura de desligar o fogo.

- Serve-se numa travessa onde colocamos rodelas de pão.

Eu acompanhei com arroz branco e salada.Ficou delicioso, todos gostaram imenso e não deu muito trabalho!

Se quiserem, ao fim dos 15m a estufar a lampreia podem acrescentar arroz tendo atenção às porporções da calda para que fique um arroz malandrinho e têm um belo arroz de lampreia.

Sem comentários: