sexta-feira, 24 de outubro de 2008

THINK BLUE


Hoje só trabalhei de manhã,vim para casa e depois de almoçar dei um saltinho rápido à net para ver as novidades.

E havia, a Ameixinha tinha-me deixado o desafio azul!

Como tinha que sair rápido, nem respondi, lá fui "prá gandaia" e enquanto conduzia ia pensando no testemunho que poderia dar sobre este assunto. O quê?

Claro que me preocupo com o ambiente, claro que reciclo, claro que...

Mas também não uso químicos na minha quinta, a fruta é ecológica, faço compostagem, o meu herbicida para acabar com as silvas e ervas daninhas são as minhas cabras ( sim tenho cabras, nascem cabritos mas não como nenhum, porque os conheço e não sou capaz!).

Neste momento tenho oito cães, porque as pessoas abandonam-nos e eles procuram-me para viverem lá, onde podem ser livres, comer e serem felizes com os meus "rounds" de ternura, em que os derreto.

Aproveito todos os trapinhos, rendas, lãs, botões e transformo-os, reutilizo-os, reciclo-os criando para eles uma nova vida!
Tenho muito a aprender ainda, muito caminho a percorrer, muita coisa a melhorar, mas sim aceito o desafio azul .

«O desafio azul/pensar azul, surgiu de uma campanha de poupança de energia, e depressa ganhou terreno… pensar azul é muito mais que apagar as luzes, ou desligar computadores, pensar azul é uma maneira de estar e ver a vida, tentar defender o nosso maltratado planeta, quem pensa azul recicla, poupa água, tenta ser sustentável…
Este site tem dicas para “pensar azul” e tem até alguns posters e etiquetas em pdf que podem ser impressos e colados onde quiserem…
O meu sonho era que o “pensar azul” saltasse barreiras ainda maiores, passasse para casa, de casa para os amigos, dos amigos para o mundo, o nosso mundo que queremos proteger!!!
Foi então que tive esta ideia… e porque não usar o meio mais engraçado que conheço e que consegue chegar mais longe que alguma vez imaginei?...Porque não lançar um desafio e pintar o nosso planeta de azul?

O meu desafio consiste em sensibilizar estes blogs a serem mais sustentáveis, a pensar mais azul… sei que muitos já o são, mas não tinham ainda uma palavra para o definir, uma camisola para vestir, cada um destes blogs pode usar o selo e partilhá-lo com outros… a ideia principal é tornar o planeta mais azul por isso há que levar esta mensagem bem longe…
Aqui está o link para os posters e etiquetas, talvez possam imprimir alguns e colar por aí…E quem sabe postar essas fotos? as ideias sei que não vão faltar :)»

frankenstein would want your mind - Mary nor shelley

Blog do Bergamo - Bergamo

Chucrute com salsicha - Fer

Considerem-se desafiados … acho que já pensam azul, só falta usar o selo e lançar esta aventura … até onde vamos chegar?

5 comentários:

ameixa seca disse...

Noémia, tu nem estás bem a ver o quanto fiquei emocionada agora!!!
Tu tens cabras e cabritos mulher e não me dizias nada?
É tão só o meu animal de quinta favorito. Até tenho umas fotos de cabritas no meu blog (logo no início quando ainda não estava orientado para a culinária) porque sou apaixonada por elas e porque são tão fofas e lindas e tudo...
Eu sabia que eras uma pessoa linda mas agora acho-te fantástica... tu tens cabritos he he Estou que nem posso de tanta emoção :)
Bom fim de semana e obrigada por pensares azul e passares a mensagem ;)

Noémia disse...

Pois é Ameixa, comprei duas cabras. Levei-as a passar um tarde ao bode do vizinho, uma ficou grávida. Teve um cabritinho lindo, que se transformou num belo bode que não deu sossego, primeiro à tia e depois à mãe. Nasceram duas cabrinhas de idades diferentes mas muito bonitinhas. Amanhã tiro-lhes uma fotografia.
Estava escrito no destino, mais cedo ou mais tarde vais ter que as vir ver "in loco"! :)
Bom fim de semana.

Bergamo disse...

Noémia,
Estamos todos conectados com certeza - num pensamento azul, que ainda tenho esperanças de que passe pela maioria das cabeças que povoam esse planeta.
Abraços,
Bergamo

Fer Guimaraes Rosa disse...

Querida Noémia, fiquei lisonjeada por voce ter me escolhido. Uma passada de olhos pelo Chucrute com Salsicha já me denuncia como uma pessoa azul-verde-amarela-vermelha. Tenho tantas turrices e obsessoes ecologicas, que ja nem sei mais. Tento nao ser muito panfletaria e convencer atraves do exemplo.
Fiquei encantada com as coisas que voce faz ai. Parabens e vamos em frente neh, cada um fazendo a sua parte, numa pequena esfera que somadas vao fazer a diferenca no futuro. um beijo!

Noémia disse...

É Bergamo, pode ser que todos possamos fazer algo por este planeta.
Fer, eu sei que você é um exemplo, preocupada e militante :), vamos ter esperança nesse futuro!