domingo, 26 de outubro de 2008

JAVALI COM CASTANHAS

O ano passado tive o prazer de comer num dos restaurantes que mais me marcou pela delicadeza e sabor da sua cozinha. Estou a falar de « La truffe noir» em Bruxelas, de Luigi Ciciriello. Poucas mesas, por reserva, atendimento personalizado, acompanhado sempre pelo próprio proprietário e com a trufa presente em todos os pratos. Divinais, subtis, cozinhadas ou apenas raspadas, brancas, negras, castanhas consoante o objectivo do prato.
Alguns molhos eram preparados ao lado da mesa mas salvaguardando o segredo, como me aconteceu a mim que, curiosa, não despegava os olhos de todos o ingredientes que eram preparados à minha frente e que no final do molho, Liugi educadamente protegeu interpondo-se entre mim e a mesa de apoio, onde ele próprio o preparava.
E vem isto tudo a propósito de quê?
Do meu almoço!
Preparei um lombo de javali, mas não tendo trufas e por falta delas, cozinhei-o com castanhas e cogumelos.
De véspera preparei o líquido em que costumo marinar esta carne.
Levei a lume brando vinho tinto, só para aquecer, sem ferver. Juntei-lhe 4 dentes de alho, 2 cabeças de cravinho, uma colher de grãos de pimenta rosa, uns raminhos de salsa, outro de alecrim, outro de tomilho e 2 folhas de salva. Depois de frio reguei a carne com todos os ingredientes e deixei-a a marinar toda a noite.


Hoje, coloquei azeite a cobrir o fundo de um tacho, piquei cebola e fritei ligeiramente a carne.
Acrescentei as castanhas e os cogumelos ( não encontrei dos frescos em nenhum supermercado da zona, por isso tive que usar dos de lata). Reguei com parte do líquido, sem as ervas, rectifiquei o sal e acrescentei um pouco de água. Tapei e deixei estufar.

Servi acompanhado com batata cozida ( para o meu marido), eu como sou pouco apreciadora de batatas, comi acompanhado de arroz malandrinho de penca.

Estava óptimo mesmo sem trufas e as imagens não conseguem dar-vos a noção nem do sabor nem do perfume que se espalhou pela cozinha. Bom domingo.



2 comentários:

ameixa seca disse...

Imagino o aroma que as tuas aromáticas deram ao javali :) Eu cá sou mais de batatas do que arroz ;)

Noémia disse...

Eu ainda estou a ver se te arranjo as aromáticas. O estragão já pegou.:)