segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SOPA DE NABIÇAS E FEIJÃO FRADE


Hoje fiz uma sopinha de quase tudo. Estava excelente, daquelas que reconfortam o corpo e aquecem a alma, própria para esta estação do ano.
À partida seria para levar agriões ou espinafres mas nos supermercados das redondezas ( da quinta) não havia.
Assim fui à horta e apanhei umas folhinhas de aipo, atenção que não são grandes como as compradas, um molhinho de nabiças, abóbora que estava no muro, batatas e cebolas que estavam armazenadas, alho e, comprado, foi só a cenoura e um alho francês, porque desses já não tenho.

SOPA DE NABIÇAS e FEIJÃO FRADE
Agrião ou espinafre

3 batatas
uma tira de abóbora
1 alho francês
2 dentes de alho
6 pézinhos de aipo
uma cenoura
uma cebola
1 molho de nabiças ( pequeno)
1 frasco de feijão frade

Parti tudo aos bocados e coloquei a cozer numa panela com água, azeite e sal. Só deixei as nabiças de fora. Como me tinha sobrado um bocadinho (pouco) de chouriço, de tentar fazer um pão como o da Ameixa, deitei-o também na sopa para dar gosto.
Quando estava tudo cozido passei com a varinha mágica e....esqueci-me completamente da chouriça e passei-a também. Deitei as nabiças, rectifiquei o sal, o azeite e deixei cozer mais um pouco.
Estava muitíssimo boa. A chouriça que passei juntamente deu-lhe um gosto óptimo. Claro que é uma sopa de resistência, quase uma refeição!

Deixo-vos com a fotografia do mais novinho da matilha, parece uma lontra de tão gordo. Pudera, como é filho único tem as 8 maminhas da mãe só para ele! Quase não anda porque mexer todo este peso não é brincadeira ... e está sempre enfiado no comedouro da ração! Tem um mês e muito tempo para fazer exercício...!


This is my younger dog, it's to fat and big because it's a unique son and he have the 8 breasts of the mother for him. He can hardly move and he is always in the food ration.

4 comentários:

Alexandra disse...

oooohh tão lindinho!É enorme! Tem o focinho da avó Chica, sem dúvida!E as manchinhas brancas da tia Miúra foram parar às patecas!Da Estrela, esperemos que tenha a personalidade, se bem que o miminho do pai Flecha, também lhe ficaria bem!!

Estes acontecimentos não costumamocorrer sem a minha presença...Não sei que se passa comigo, pá.... Snif, snif ;(

ameixa seca disse...

Olha, eu ando numa de sopas. É o que me abe bem neste tempo frio. Mas nunca fiz com feijão-frade ou aipo (nunca encontrei aipo à venda), deve ficar muito bom!
O teu fiel amigo mais novo é uma beleza... derreti-me toda :) Que fofinho. Também costumo dizer que os meus animais são gordos que nem lontras he he
Vais ficar com ele ou vais dar?

Noémia disse...

Mary, é o que dá estares longe...a vida acontece e não se detém! Mas daqui a nada estás cá e já partilhas de tudo connosco!
Ameixa, experimenta esta sopinha mesmo sem o aipo porque é muito boa. Eu também nunca tinha experimentado fazê-la com feijão frade.
Quanto ao fofinho fico com ele porque eu só dou animais a quem conheço e sei que os tratará bem toda a vida.

Luísa Silva disse...

Só de ler a receita cresceu-me água na boca. Que sorte ter isso tudo à mão.
O cachorrinho é lindo!!!!