sábado, 3 de janeiro de 2009

BOM 2009

BOM ANO a todos os que costumam visitar o meu blog!
Já sei que vai um bocadinho atrasado mas mais vale tarde do que nunca!

Andei um pouco afastada porque andei nas compras com a filhota já que vai embora daqui a poucos dias. Depois fiz a passagem de ano aqui na quinta onde juntei alguns amigos e os meus pais e tive que preparar tudo. Agora a "jiboiar"!

O que é jiboiar? É fazer como as jiboias.Comem animais enormes e depois ficam uns dias muito quietinhas, sem fazer nada, a digerir e descansar.

Mas embora a descansar estou de volta e trago um dos meus pratos favoritos. Simples mas com uma mistura de sabores muito agradável.

ALHEIRA DE CAÇA COM GRELOS,OVO E BATATA COZIDA


Não vou dar uma receita que é óbvia mas dizer-vos alguns truques. Uso sempre uma frigideira antiaderente onde coloco as alheiras em lume brando, sem gordura nenhuma, até estarem bem tostadas. Antes de as colocar no fogo, pico-as muito bem com um alfinete fininho, a toda a volta, para largarem a gordura sem estalar a pele.

Os grelos depois de cozidos salteio-os em azeite quente com dois dentes de alho e polvilho-os com um punhado de farinha, que mexo bem, antes de desligar.

Para regar as batatas cozidas e os ovos usei um azeite de estragão e pimenta rosa, feito por mim, no Verão e que é um espectáculo. A mistura de sabores, deste prato, é muito boa e agradável.

3 comentários:

Cor de Chá disse...

Simples e delicioso! *nham*

Feliz 2009 :D

ameixa seca disse...

Jiboiar, gostei :)
Eu não jiboio nem antes nem depois das festas. Já ando cheia de fome outra vez ;)
Faço as alheiras como tu e os grelos também! Já disse que sou apaixonada por grelos? Aiii é uma loucura, adoro sentir os grelos com os alhos partidos aos pedacinhos :)
Só dispenso o ovo cozido. O resto já ia com muito gosto!
Feliz 2009 minha "jibóia" querida ;)

Anónimo disse...

Belo petisco!
Bom 2009!