terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ARROZ DE PATO

A minha amiga Ameixa deu-me, no Outono, um livrinho que eu mostrei aqui e que trazia umas receitas muito apetitosas. Fiz o arroz de pato e ficou delicioso.


Claro que toda a gente tem a sua receita de arroz de pato, será que tem? Pelo sim pelo não aí vai a que eu fiz!

1 pato
2 cebolas
1 chouriço de carne
1 cenoura
2 dentes de alho
300 gr de arroz
sal q.b.

Arranja-se o pato e corta-se em quatro. Pica-se uma cebola e corta-se o chouriço e a cenoura em rodelas.Coloca-se tudo na panela de pressão, cobre-se com água, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar por 35 min.

Quando cozido, retira- se a gordura que se formou à superfície e reserva-se o caldo.Desfia-se o pato.

Manda a receita que na gordura que se retirou da água se faça um refogado com a cebola e o alho. Eu sinceramente não fui capaz de a usar, o pato era caseiro e tinha muita gordura. Fiz o refogado com bom azeite.

Depois de alourar a cebola e o alho acrescentei o arroz e reguei-o com 6 dl de caldo ( baptizado com água porque também o achei forte demais ).Deita-se o pato desfiado, tapa-se e deixa-se cozinhar por 13 min.

Transfere-se o arroz para um pirex e vai ao forno a tostar enfeitado com rodelas de chouriço e polvilhado de queijo da ilha ralado.

Como não dizia de que ilha eu usei o queijo que havia cá por casa! Bom apetite.

2 comentários:

ameixa seca disse...

Eu tinha e fazia uma receita de arroz de pato... agora fiquei só com o pato he he
Que belo aspecto! Sempre se retirou alguma receitinha do livrinho :)

Noémia disse...

Tirou-se esta receita e muitas outras. As que eu gosto mais é que ainda não arranjei ingredientes "fotografáveis"! Me aguarde vai! ...:)