quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

TAGLIATELLE COM PERÚ

Quando a semana é daquelas de arrasar e os dias começam às 7 da manhã e o trabalho se prolonga até às 8 , não apetece nada muito complicado para comer e sobretudo para cozinhar!
Assim passei pelo supermercado, vi lá os pleurotos da ameixa, mas comprei os cogumelos normais, umas cebolinhas pequenas absolutamente tentadoras, uns bifes de perú e mais umas coisitas.
Baseada em toda a cultura que acumulei, o sedimento que ficou depois de tudo o que já li, o que já experimentei e o que já provei, cozinhei este pratinho, sem receita e a olhómetro


Tagliatelle com perú

Confitei em azeite as cebolinhas descascadas até estarem bem louras e caramelizadas.
Juntei-lhe os cogumelos lavados e laminados grossos e deixei-os cozinhados mas rijinhos.Temperei com sal e pimenta.

Numa frigideira com azeite salteei os bifes de perú cortados aos bocados, com dois dentes de alho. Virei até estarem macios mas não fritos, temperei com 2 colheres de molho bolonhesa, um pouco de água e deixei cozinhar. No fim juntei 2 colheres bem cheias de crème fraîche, mexi, deixei ferver e desliguei

Entretanto numa panela que já tinha com água a ferver temperada com um fio de azeite, sal e dois dentes de alho, deitei a pasta e deixei cozer oito minutos.

Coloquei tudo separado, para que cada um se servisse a seu gosto. Poderia ter misturado tudo. Polvilhei com sementes de sésamo e, pasmem, não usei queijo ralado para preservar o sabor das cebolinhas e dos cogumelos.

De sobremesa?
Requeijão com doce de abóbora. É que uma mulher não é de ferro e tanta hora de trabalho também tem que ter as suas compensações!...

7 comentários:

risonha disse...

ainda há lugar à mesa para mais uma gulosa?

Noémia disse...

Claro que sim, risonha. Onde comem três comem quatro. Aunda!

ameixa seca disse...

Pasmei :) Não compraste os pleurotus? Para a próxima experimenta :)
Belo prato de massa!

Noémia disse...

Pois não comprei, ameixa, porque ainda me faz certa impressão sair das normas ... em relação aos cogumelos!:)

Anónimo disse...

Qualquer dia ainda me fazes ganhar gosto pela cozinha...

Cris disse...

É verdade, de vez em quando me dou ao luxo de comer um docinho :-) merecemos não é mesmo. Está com aspecto delicioso. Bjs!

Noémia disse...

Sandra, mãos aos tachos! Se gostares de cozinhar depende de mim inundo-te já de receitas! :)

Claro, Cris, merecemos não um mas mil docinhos.Bjs :)