De vez em quando apanho na televisão os programas do James Oliver, isto nas raras vezes que vejo TV, e apercebi-me ( não é difícil ) que ele adora usar tomilho. Ora como tomilho é coisa que não falta lá na quinta e quase não lhe dou uso, resolvi seguir-lhe o exemplo.
Vi-o fazer umas perdizes que deviam estar cinco estrelas mas como cá por casa não estamos na época das perdizes, resolvi usar mesmo perninhas de frango a que acrescentei as minha invenções do costume.
Usei cinco pernas inteiras de frango, bem grandes e temperei-as com limão e alho. Piquei muito bem um molho de tomilho com meia dúzia de folhas de hortelã e sal. Passei as pernas do frango nestas ervas e calquei bem.Deixei ganhar gosto.
Na altura de cozinhar, deitei azeite numa frigideira e alourei bacon. Introduzi as pernas do frango e deixei fritar bem de um lado e do outro. Tapei e deixei estufar no molho que a carne ia largando.
Servi com fusilli cozido em água, sal, um fio de azeite e alho. Raspei muito queijo em cima e polvilhei com oregãos. Ainda não tenho mangericão fresco.
Estava muito bom, é um prato a repetir certamente!
História do tomilho tirada do Jardicentro: Os romanos começaram a utilizar esta planta na água dos banhos para adquirirem coragem para as batalhas. Utilizavam-na também como especiaria aromática para dar sabor aos queijos. Os egípcios conheciam as suas propiadades anti-sépticas e utilizavam-no também para embalsamar as múmias, pois actualmente é sabido que esta planta tem como componentes principais o timol e o carvacrol, que são dois anti-sépticos muito poderosos. O nome thymus deriva da palavra grega Thymon que significa fumigação, dado que o tomilho era utilizado para fumigar os templos.
7 comentários:
Uma das minhas ervas preferidas.
Abraços,
Bergamo
Uma das minhas ervas preferidas.
Abraços,
Bergamo
Uma das minhas ervas preferidas.
Abraços,
Bergamo
Eu tenho cá em casa tomilho-limão e gosto muito. Deu-se bem no meu canteiro :) Um dos frangos ficou coxo he he
Deve ter ficado uma delícia!
Também gosto bastante, Bergamo, vou usar mais vezes!Abraços.:)
Ameixa, eu não conseguia comer duas pernas, preferi deixar um esgueirinho!
E já que estamos nas aromáticas, ando a dar voltas a ver como hei-de fazer ao estragão que está a rebentar de novo, para que pegue num vasinho para ti!
Noémia, peguei num gano de salva que me enviaste e coloquei num vaso. Parece que vai pegar mas não sei ao certo. Tenho esperança. A outra sequei-a e ontem fiz um chá para uma pessoa amiga que estava muito mal do estômago. Hoje já estava fina e contente :)
És uma querida ;)
Um belo franguinho este, como senhor tomilho!
Beijinhos.
Enviar um comentário