terça-feira, 10 de março de 2009

A PROPÓSITO DE TOMILHO

De vez em quando apanho na televisão os programas do James Oliver, isto nas raras vezes que vejo TV, e apercebi-me ( não é difícil ) que ele adora usar tomilho. Ora como tomilho é coisa que não falta lá na quinta e quase não lhe dou uso, resolvi seguir-lhe o exemplo.
Vi-o fazer umas perdizes que deviam estar cinco estrelas mas como cá por casa não estamos na época das perdizes, resolvi usar mesmo perninhas de frango a que acrescentei as minha invenções do costume.

Usei cinco pernas inteiras de frango, bem grandes e temperei-as com limão e alho. Piquei muito bem um molho de tomilho com meia dúzia de folhas de hortelã e sal. Passei as pernas do frango nestas ervas e calquei bem.Deixei ganhar gosto.



Na altura de cozinhar, deitei azeite numa frigideira e alourei bacon. Introduzi as pernas do frango e deixei fritar bem de um lado e do outro. Tapei e deixei estufar no molho que a carne ia largando.


Servi com fusilli cozido em água, sal, um fio de azeite e alho. Raspei muito queijo em cima e polvilhei com oregãos. Ainda não tenho mangericão fresco.



Estava muito bom, é um prato a repetir certamente!

História do tomilho tirada do Jardicentro: Os romanos começaram a utilizar esta planta na água dos banhos para adquirirem coragem para as batalhas. Utilizavam-na também como especiaria aromática para dar sabor aos queijos. Os egípcios conheciam as suas propiadades anti-sépticas e utilizavam-no também para embalsamar as múmias, pois actualmente é sabido que esta planta tem como componentes principais o timol e o carvacrol, que são dois anti-sépticos muito poderosos. O nome thymus deriva da palavra grega Thymon que significa fumigação, dado que o tomilho era utilizado para fumigar os templos.

7 comentários:

Bergamo disse...

Uma das minhas ervas preferidas.
Abraços,
Bergamo

Bergamo disse...

Uma das minhas ervas preferidas.
Abraços,
Bergamo

Bergamo disse...

Uma das minhas ervas preferidas.
Abraços,
Bergamo

ameixa seca disse...

Eu tenho cá em casa tomilho-limão e gosto muito. Deu-se bem no meu canteiro :) Um dos frangos ficou coxo he he
Deve ter ficado uma delícia!

Noémia disse...

Também gosto bastante, Bergamo, vou usar mais vezes!Abraços.:)

Ameixa, eu não conseguia comer duas pernas, preferi deixar um esgueirinho!
E já que estamos nas aromáticas, ando a dar voltas a ver como hei-de fazer ao estragão que está a rebentar de novo, para que pegue num vasinho para ti!

ameixa seca disse...

Noémia, peguei num gano de salva que me enviaste e coloquei num vaso. Parece que vai pegar mas não sei ao certo. Tenho esperança. A outra sequei-a e ontem fiz um chá para uma pessoa amiga que estava muito mal do estômago. Hoje já estava fina e contente :)
És uma querida ;)

anna disse...

Um belo franguinho este, como senhor tomilho!
Beijinhos.