quinta-feira, 19 de março de 2009

TARTE de FRUTOS SILVESTRES

Andava há muito tempo para experimentar mais uma das receitas que vi, do James Oliver.
Não é que eu seja fanática pelo homem mas acho piada a alguns pratos que faz, para além dos meus filhos me terem dado um livro dele, no Natal.
Assim fiz esta tarte de frutos silvestres e maçãs que ficou uma maravilha, para que gosta de bolos pouco doces.


Massa

1/2 Kg de farinha
2 ovos + 1 para pincelar
250gr de manteiga (usei 200gr só)
um pouco de leite

Mistura-se tudo com as pontas dos dedos, sem amassar nem sovar.
Envolve-se em película transparente e vai ao frigorífico meia hora. Esta massa até sem nada é boa!

Recheio

Usei 7 a 8 maçãs pequenas
1 limão
frutos silvestres ( usei congelados)
compota de gengibre
açucar e canela q.b.

Misturei as maçãs descascadas e partidas aos gomos a que tinha juntado sumo de um limão, com as framboesas, mirtilos, groselhas e amoras. envolvi com duas boas colheres de compota de gengibre ( não é muito doce ) e duas de açucar. Deixei ganhar gosto.

Tirei um pouco de massa que reservei para a tampa e estendi a outra com o rolo. Forrei uma tarteira com ela, enchi com a mistura das frutas e estendi a massa da tampa. Pincelei os bordos da massa, coloquei a tampa, virei os excessos para dentro e abri um pequeno orifício para servir de chaminé. Levei ao forno meia hora.

O Oliver só misturou as maçãs com amoras e o gengibre em fatias. Eu como não encontrei, usei a compota e a mistura dos frutos. Serve-se com leite creme ( comprado feito de preferência, segundo o chefe).

Devo dizer-vos que esta massa é muito boa e que dá para lhe juntar o que quer que seja. Acho que com carne deve ficar excelente. Vou experimentar mais vezes, certamente!

5 comentários:

ameixa seca disse...

O gengibre da receita é fresco? Nunca fiz nada com frutos silvestres, acho um bocadito puxado para o meu orçamento :) Mas adoro a cor e o sabor deve ser uma delícia!

Raspas de Laranja disse...

Não te zangues! Claro que se combinarmos alguma coisa, as menimas do Porto, Gaia, Matosinhos e Espinho, também vão ser convidadas. Ainda está tudo em banho-maria. A tua tarte ou da do Jamie está linda. Ainda há uma fatia? Bjs

Noémia disse...

Ameixa, ele usava gengibre inteiro em conserva, que cortava em fatias. Eu não encontrei e usei compota de gengibre em pedaços, que é perfumada e picante (boa). Olha que eu comprei os frutos silvestres por 1€ e qualquer coisa! :)

Não estou zangada, mas amuo se se esquecerem de mim! :)
Anda, ainda sobrou um bocadinho e eu guardo-to.

ameixa seca disse...

Pahh, eu venho cá meter o bedelho porque... me apetece :)
Noémia, minha estrúpida (não tens outro nome neste momento!) tu achas que não ias ser convidada? Sem querer magoar ninguém, mas a primeirissima pessoa com quem eu ia falar era contigo, ok?
Podia não ir mais ninguém mas tu e a Zé tinha que ser!

Noémia disse...

E fazes muito bem em vir meter o bedelho que isto à molhada tem mais piada!
Eu não achei nada, mas pelo sim pelo não, fui dizendo que também queria que é para não se esquecerem de mim!:)