Ou melhor dizendo, tarte de abóbora
Na altura do Halloween tive que escolher muitos livros, promover a celebração dessa data e surgiu-me um livro infantil, « Marcelina e o Halloween», com uma história bem simples que tentava explicar o que era e os costumes dessa época. Apresentava várias propostas de actividades à volta do tema e uma delas era a confecção desta tarte. Não resisti, tirei fotocópia da receita e aguardei pela disposição e tempo para a fazer.
Ora como não pára de chover aos fins de semana e feriados, hoje foi um bom dia. Que mais se pode fazer num feriado em que não se pode pôr o nariz fora da porta, senão cozinhar?
As abóboras este ano não cresceram muito nem as tive em quantidade mas ainda dão para os gastos.
Fiz batota e usei massa já feita, comprada. Ficou uma tarte muito boa, tanto que o meu filho já pediu para que a faça no Natal. Porque não?
TARTE DE ABÓBORA
Para a massa
250gr de farinha
1 pitada de sal e outra de açucar
100gr de manteiga derretida
água q.b.
Amassa-se a farinha com a manteiga, junta-se a pitada de sal e de açucar e pouco a pouco a água até obter uma bola de massa. Estende-se e forra-se com ela uma forma de tarte, polvilhada da farinha
Recheio
500gr de puré de abóbora
4 ovos
250gr de natas
100gr de açucar
1 c.chá de canela
Com uma batedeira, batem-se os ovos inteiros com o açucar até engrossarem. Acrescenta-se o puré de abóbora, a canela e as natas. Verte-se na tarteira e vai ao forno a 220º C durante 10 min.
Depois baixa-se a temperatura para 120º C e deixa-se assar mais 30 min.
A chuva continua a cair mas o estômago já está mais consolado!
5 comentários:
Acho uma excelente tarte para o Natal. Só o aroma e sabor da canela já fazem sentir o espírito natalício no ar :)
Tb faço muitas vezes essa batota, de usar massa de compra, é tão prático...
mas olha que a tarte ficou com um aspecto delicioso!! Não tenho feito nada com abóbora, além do doce. Não ando com mta paciência, embora qdo veja estas coisinhas fique mais entusiasmada...
bjs
Voou tão rapidamente que vou repetir certamente, no Natal ou antes, vamos ver, Ameixa!:)
Esta é muito boa, vale a pena experimentar, Cláudia, e não dá muito trabalho para além de cozer a abóbora para a esmagar com um garfo! :)
Está aí uma ótima idéia para o Natal!! Rara de se ver aqui no Brasil. Abóboras aqui viram doces cremosos com coco ou então purês salgados.
Bj,
Bergamo
Por aqui também, Bergamo, por isso achei esta receita interessante para experimentar e o resultado é óptimo!:)
Enviar um comentário