sexta-feira, 7 de maio de 2010

OS DO PORTO COMEM MUITO!

Aqui há tempos numas compras de abastecimento de mercearia cá para casa, encontrei à venda no supermercado, editadas pelo próprio, um livrinho com receitas rápidas e económicas.
Traz coisas muito boas, com fotografias sugestivas e que dão vontade de experimentar.
É de lá que retirei este bacalhau e, sinceramente, para fazer numa pressa ou ao fim de semana em que não se queira trabalhar muito, é o ideal. Eu modifiquei as quantidades porque achei que as que lá vinham não podiam estar bem e foi o que fiz melhor. Assim estas são as minhas quantidades para 3 pessoas. E comeu-se tudo!...

E a propósito de "comeu-se tudo", vou contar uma história rápida. Era ainda bem pequena, numa das voltas turísticas que dava com os meus pais, fomos parar a Leiria. Dormimos por lá, tomamos o pequeno almoço, fomos visitar o castelo e, como estava na hora, decidimos almoçar ali antes de partirmos para a Nazaré. Naquele tempo as campanhas de marketing ainda não existiam e a publicidade era feita por boca. No centro das cidades rapazinhos ou homens abordavam as pessoas e publicitavam este hotel ou aquele restaurante.Assim, parados nuns semáforos, fomos abordados por um rapazinho que, vivaço e diligente, meteu a cabeça pela janela e anunciou que se queríamos comer bem era irmos ao restaurante "tal", que não nos iríamos arrepender, etc. Mas, depois de dito isto, olhou para a chapa que se usava nos tabliers dos carro com a identificação e morada do proprietário, e vendo que éramos do Porto, exclamou:
« Eh, pá, são do Porto?! Os do Porto comem muito!»
Arrependia-se por certo de nos ter aliciado, com medo talvez da reprimenda do patrão, dono do restaurante, que lhe teria dito isso e que os clientes do Porto não dariam lucro, traumatizado com alguma excursão ou má experiência com a gente nortenha!

Achamos tanta piada ao rapaz que, desde essa altura, a propósito de comida ou similar, usamos essa frase « Os do Porto comem muito! », numa piada muito nossa e que agora partilho convosco.

BACALHAU COM NATAS

1 embalagem de bacalhau em posta ou desfiado
2 pacotes de batata palha, frita
2 cenouras
2 cebolas
3 dentes de alho
1 l de leite quente
100 gr de farinha
100 gr de manteiga
1,5 dl de azeite
1 folha de louro
sal, pimenta e noz moscada q.b.
queijo mozzarella ralado

Coloca-se o bacalhau num tacho, coberto com água e leva-se ao lume até ferver. Desliga-se e deixa-se arrefecer dentro de água. Depois limpa-se e lasca-se.

Leva-se as cebolas às rodelas a alourar no azeite, com os alhos e o louro. Juntam-se as cenouras raladas, cozinha um pouco e junta-se o bacalhau.

Faz-se um béchamel, levando o leite com a manteiga e a farinha ao lume, até engrossar e tempera-se com o sal, pimenta e noz moscada.
Adiciona-se a batata frita ao tacho do bacalhau, mistura-se, junta-se metade do molho, rectifica-se de sal e deixa-se ferver.

Deita-se este preparado, num pirex, espalha-se bem, cobre-se com o restante molho, polvilha-se com o queijo ralado e vai a alourar, ao forno, a 200ºC.

5 comentários:

Ana Powell disse...

Que hostória bem bonita, mas não conhecia o dito que "os do Porto comem muito".
Dizem que os de Tavira comem na gaveta, espero que ninguém de Tavira veja esta mensajem.
Um prato bem delicioso.
Votos de feliz fim de semana x

ameixa seca disse...

Dito assim até parecemos um bando de esfomeados :) Bacalhau com natas é muito bom!

sandra disse...

Muito bom aspecto tem o bacalhauzinho! Não sei se os do Porto comem muito, sei é que se come por lá muito bem!
E a maleita? Estás melhor? Qando olho para a foto até a mim me dói... Coragem!

Unknown disse...

Tu vieste a Leiria nessa altura e não me disseste nada???
Os do Porto comem muito e em Leiria come-se muito bem ;)

Adoro bacalhau com natas!

Beijocas***

xunandinha disse...

Cá em casa adoram bacalhau com natas mas eu tenho que fazer alteraçõese passa mais a bacalhau à Primavera.Em relação aos do Porto comerem muito nunca tinha ouvido, agora que no Norte se come bem isso já, e posso comprovar porque se come muito bem.Beijinhos