sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INNSBRUCK

De Munique na Alemanha, a Innsbruck na Áustria são 120 km, mais coisa ,menos coisa. Fiz a viagem de carro, numa auto-estrada super limpa e seca, enquanto as bermas e a paisagem em redor estavam cobertas de neve.
Innsbruck é a capital do Tirol. É, há muito, a cidade preferida do meu marido. É pequena e liiiiinda!


Inn é o rio que atravessa a cidade e bruck significa ponte (penso eu),daí vem o nome da cidade.


É impressionante a quantidade de corvos que sobrevoam grandes distâncias por cima da cidade até à montanha e que ao fim da tarde fazem uma festa em grandes bandos, procurando onde dormir.
 A parte velha da cidade é uma delícia de ruas estreitas, casas antigas mas bem conservadas, calçadas empedradas e arcos por baixo dos prédios, o que permite circular, mesmo com mau tempo, ( tal como em Berna) por lojinhas pequenas e variadas, a maior parte virada para o turismo Encontramos confeitarias recatadas e apetitosas; lojas de chocolate com duas ou três mesinhas, em que a lúxuria das cores e sabores exposta, nos convida  tentadoramente; casas de roupa tradicional tirolesa ( parecem acabadinhas de sair do "Música no coração"); a Swarovski com as suas criações brilhantes, etc.



Espantou-me imenso a quantidade de pessoas que anda constantemente nas ruas apesar do ar fresco que às vezes sopra das montanhas.Só lá tinha estado no Verão e supunha eu que no Inverno as pessoas ficassem mais em casa.
Nada disso. Por todo o lado há mercadinhos de Natal, nas ruas e nas pracetas, onde se vende artesanato, vinho quente com especiarias e comida. Há também italianos aos montões, excursões de italianos, por todo o lado, demais!



Em cada canto encontramos árvores de Natal, grandes, pequenas, iluminadas e onde ainda brilha a neve...natural,claro.



E depois há o telhadinho de ouro, sim mesmo ouro, que é o ex-libris da cidade.


Por fim a viagem de regresso, com a alma cheia de Natal, de neve e de montanhas...


7 comentários:

Luna disse...

Fotos fantásticas! Fiquei com imensa vontade de conhecer :) beijinhos

Noémia disse...

Obrigada, Luna, vale a pena mesmo ir conhecer, seja em que altura for. :)

sandra disse...

Com que então, de passeio! Que bom! Anda uma pessoa sufocada em stress de trabalho e quando aqui chega depara-se com esta tentação... Que sortuda! Também ando a precisar de espairecer, mas não será tão cedo! Entretanto, delicio-me com as tuas aventuras!

Noémia disse...

Pois é Sandra, exactamente por andar sufocada em trabalho é que resolvi ir arejar, sempre se recomeça com mais ânimo ...:)

ameixa seca disse...

The hills are alive with the sound of music :) Foi do que me lembrei he he

Noémia disse...

Também eu, Ameixa, também eu me lembrei e cantarolei essas musicas pelas ruas, essas e as da Heidi! :)

Cláudia Marques disse...

Que lindo, Noémia. Eu por acaso não sinto esse apelo da neve,acho que sou demasiado friorenta para isso,mas adorei as fotos, talvez vá lá no Verão... e compro uns postais das montanhas cobertas de neve.
Agora a sério, adorava conhecer a Baviera, e além disso, pelas fotos que mostras, agora Innsbruck tb faz parte dos meus planos. :)
bjs