Este prato foi tirada de um livro com receitas excelentes « Best of English food and cooking», com cerca de 80 receitas tradicionais e regionais. Adoro este tipo de empadas grandes de carne, timbales e puddings. Vai daí não resisti e fiz este que me andava a tentar só pela fotografia.
500 gr de bife
225gr de cordeiro ou rins de cordeiro
1 alho em fatias
30gr de ervas cortadas (salsa e tomilho)
30gr de farinha
275 gr de farinha com fermento
150 gr de banha
raspa de 1 pequeno limão
120 ml de água ou caldo de carne
sal e pimenta preta
Misturar as carnes partidas em bocados pequenos com o alho, a raspa de limão, as ervas e as 30gr de farinha.
Para fazer a massa, mistura-se a farinha com a banha acrescentando água suficiente para que se possa amassar, faz-se uma bola, reservando um quarto de massa para a tampa.
Unta-se uma taça, forra-se com a massa, deita-se a carne calcando sem furar e só a três quartos da tigela.
Estende -se o resto da massa em círculo para fazer a tampa e cobre-se o preparado anterior fazendo aderir bem os bordos.
Tapa-se a massa com papel manteiga, cobre-se ainda com papel de alumínio e vai ao forno durante 5 horas. Desenforma-se virando o pudim sobre um prato.
Claro está que não segui a receita como ela aí está. Deve ser um defeito congénito mas não consigo copiar nada sem meter alguma coisa da minha autoria. Assim substituí a carne por uma mistura de carne de vaca, porco e juntei um bife de fígado de vitela fatiado que lhe deu um gosto excelente. Não usei banha porque não gosto. Usei margarina. E quanto aos temperos deitei-lhe também vinho branco, malagueta e molho de tomate. Misturei também tomilho na massa e não deixei no forno tantas horas, até porque lá não dizia a que temperatura.
Vale a pena experimentar e é um prato bom para quando se tem que ir dar uma volta e chegar e ter o almoço ou jantar feito, quentinho no forno, basta acompanhar com uma salada.
Vale a pena experimentar e é um prato bom para quando se tem que ir dar uma volta e chegar e ter o almoço ou jantar feito, quentinho no forno, basta acompanhar com uma salada.
4 comentários:
Estou encantada com o aspecto! Só pode ser um petisco dos BONS! :)
Beijocas***
Ora ainda bem que não sou só eu que não consigo seguir uma receita à risca! :)
Deve ser muito bom, sim senhora. Aprovado, só de ver.
bjs
A ter em conta o aspeto deve ser de comer e chorar por mais,beijinhos
É bem bom, Cenourita, um pouco forte mas saboroso. :)
Pois é Cláudia, tenho que trocar sempre as voltas à receita,ainda bem que me compreendes. :)
Xunandinha, os olhos também comem e o aspecto foi o que primeiro me seduziu, de resto é mesmo bom.:)
Enviar um comentário