sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

VEADO COM PURÉ

Na verdade eu devia colocar um título mais gourmet e tão em moda  como...sei lá..." veado marinado com redução de vinho tinto em cama de puré de batata doce, cenoura e curgete".
Ficava melhor com a fotografia e traduzia bem o sabor espectacular com que ficou a refeição. Só que era grande demais para caber lá em cima!


O que é certo é que peguei num quilo e meio de veado aos pedaços, congelado e coloquei-o a marinar numa mistura de vinho tinto com salva, rosmaninho, tomilho, grãos de pimenta preta inteiros e sal. Basta ficar assim 2 horas mas pode deixá-lo no frigorífico de um dia para o outro.
Numa panela coloquei azeite, cebola picada, alho e refoguei até ficar translúcido, juntei o veado escorrido e deixei tostar de um lado e de outro. Adicionei o líquido da marinada, tapei e deixei estufar até o veado ficar bem tenro.

Para o puré cozi 6 batatas, 3 batatas doces, 2 cenouras grandes e uma curgete. Escorri, com um esmagador desfiz tudo grosseiramente e voltou ao lume, juntei duas colheres de manteiga e 100ml de natas. Misturei tudo, rectifiquei os temperos e deixei cozinhar um pouco.

Ficou simplesmente delicioso!


1 comentário:

Ameixinha disse...

Oh pah, tadinho do bicho... mas deve ser tão bom :) Prefiro títulos pequenos, se forem muito compridos eu fico exaurida mesmo antes de ler a receita ;)
Bj