terça-feira, 30 de setembro de 2008

DIOSPIRO


Como é que eu vou explicar aos meus diospireiros que Setembro ainda não é o mês dos diospiros?

É que não se trata de um ou dois diospiros para amostra, são duas bandejas cheias deles, absolutamente maduros! E os das árvores estão prontinhos a comer não tarda nada...

Será que é bom doce de diospiro? E bolo de diospiro? Há pudim de diospiro?

Diospyros kaki L. (D. Sinensis Bl.) - Espécie originária da China e do Japão, foi introduzida na Europa em 1796, por William Roxburgh, botânico inglês responsável pelo jardim botânico de Calcutá. Podiamos pensar que a palavra "diospyros", originária do grego, significava "fogo dos deuses"! Mas parece que não, "dios" em grego significa com efeito "de deus" e "pyros" quer dizer "o trigo, o grão", significando portanto " o grão de deus", o "alimento divino".

6 comentários:

ameixa seca disse...

E que belo alimento. Dá sim senhora para fazer doce/compota de dióspiros e bolo também... pudim é que já não sei.
Eu adoro mas tem que ser muito madurinho para não traçar a língua :)
Tenho uma amiga que tem diospireiro e já tem alguns maduros também.

Bergamo disse...

Amo caqui (como são chamados aqui), gosto dos moles, cremosos. É possível fazer alguns doces, mas nunca tive domínio sobre eles. Já até tentei um bombom de caqui uma vez, que ficou parecido com bombom de batata doce, ou de abóbora...rsrsrs
Portanto, gosto deles bem maduros e cremoso..in natura...
Abraços

Noémia disse...

Ameixa, os meus são madurinhos e ontem até experimentei comer um com canela e são maravilha!As árvores estão a produzir em força!
Bergamo, estes dióspiros são cremosos, maduros e bem docinhos,até costumo comê-los à colher!

Beti Copetti disse...

Não conhecia este nome para esta fruta que adoro!!!! É uma das alegrias, quando chega o outono, poder comer caquis!! Já comprei geléia industrializada, feita com ele, mas não achei muito gostosa. E a fruta é ótima. Plantei aqui no meu jardim, mas não sei quanto tempo a árvore leva pra dar frutos. Estou esperando, ansiosa!

Migas disse...

Olá Noémia! Há sim senhora, bolo de diospiro. Cheguei a ver em dois blogs (que me lembre)... Da joaninha e no cinco quartos de laranja! Aliás, fica com óptimo aspecto! Eu acho que este é um fruto que se adora ou detesta. Eu sou do 2º clube apesar de, por aqui, não haver nada disso. Espero ir a tempo em Dezembro! :o)

Beijo

Noémia disse...

Obrigada Migas, vou procurar a receita.
Beti, os meus diospireiros deram fruto ao segundo ano.