sábado, 20 de dezembro de 2008

ARROZ DE PENCA COM COSTELA

No campo não há nada que fazer, sobretudo depois do anoitecer, o que nesta altura do ano é muito cedo. Além disso o ar do campo abre o apetite...

Tudo isto para dizer que às seis da tarde já andava pela cozinha a pensar o que iria ser o jantar. E foi nada mais do que um belo tacho de arroz malandrinho com costela e penca.

Alourei uma cebola picada em azeite, juntei 2 tomates aos bocados e a costela que tinha partido e temperado com alho (muito), vinho branco, louro, piri-piri e pimentão, durante uma hora ou duas. Juntei água e deixei estufar.

Preparei os "olhinhos" das pencas e juntei-as às costelas, medi o arroz, o dobro da água e deixei cozer. Desliguei e servi imediatamente, malandrinho e no ponto.

A filhota já regressou dos Açores, para as férias do Natal. Claro que estou contente, radiante...já perceberam a ausência destes últimos dias, não? Pois, e ela não alinha nisto de arroz de costelinhas. Assim o jantar dela foi tofu com cogumelos, couscous e sésamo.


Numa frigideira com azeite, salteei os cogumelos, juntei as sementes de sésamo e deixei fritar ( o sésamo assim, dá um sabor mais intenso) . Temperei com molho de soja e juntei o tofu. Apurou um pouco, juntei os couscous já cozidos e ficou pronto a comer!

3 comentários:

ameixa seca disse...

Eu comia um bocadinho de cada :)

Cláudia Marques disse...

Para mim pode ser o arroz de penca com costela, sff. Ainda não aderi a essas modernices...
Aproveitem bem!
Bjs

Noémia disse...

Meninas,fiz um tacho enorme e foi todinho!
Desculpem mas já não há!:)