sábado, 6 de dezembro de 2008

PÃO DE FUNCHO SUECO

Gosto muito de comer coisas diferentes dos nossos pratos tradicionais e conhecidos por isso, de vez em quando, aventuro-me pelos cozinhados de outros países.
Ainda um dia hei-de descobrir a receita de uma sopa que comi num restaurante em Nyhavn na Dinamarca, daquelas sopas calóricas de Inverno, com natas, nozes e outras coisas que tal e da qual guardo na memória boas recordações.
Hoje subi mais um pouco no mapa e experimentei fazer um pão de funcho sueco.

É uma receita de Eric Treuille e Ursula Ferrigno que colaboraram num best-seller sobre a preparação de pão e são ambos professores desta arte, Ursulla na sua Itália natal e Eric na Books for Cooks Cookery School de Londres.

PÃO DE FUNCHO SUECO

2.c.de chá de fermento de padeiro seco
100ml de água morna
500gr de farinha de trigo com fermento
1c.de chá de sal
2 c. s. De funcho fresco picado
150gr de queijo creme à temperatuara ambiente
2 cebolas grandes picadas
25 gr de manteiga sem sal(usei margarina normal)
1 ovo batido

1 -Diluí o fermento na água morna,deixando repousar 5 min e depois mexi.

2 - Coloquei a farinha e o sal numa tigela, fiz um buraco no meio e aí coloquei o funcho, o queijo creme, a cebola, a manteiga, o ovo e a água com o fermento.Mexi bem com uma colher de pau até estar uma mistura homogénea.

3 - Coloquei a massa na mesa de trabalho polvilhada de farinha e comecei a amassar, segundo as indicações deles :
- O pulso da mão que está a amassar puxa a massa para si, a outra mão roda a massa levemente e dá-lhe a forma de rodela.
- Repete-se este movimento durante perto de 10 min.

4 – Dá-se a forma de uma bola e coloca-se a descansar na tigela 1h30m., tapada com um pano.



5 – Untei uma forma antiaderente com manteiga. Amassei a massa mais 10 min.

6 – Espalmei a massa e dei-lhe uma forma arredondada. Dobrei uma parte lateral da massa para o interior e pressionei para tirar o ar. Dobrei a outra parte do lado contrário para o centro, sobre a primeira e pressionei também.

7 – Peguei na massa para colocar na forma e dobrei as pontas para o interior. Ficaram para baixo todas as dobras.

8 – Deixa-se levedar mais 1h30m até a massa ter passado 1cm do rebordo da forma.

9 – Vai ao forno pré-aquecido a 180º durante 45m a 1h. Deve ficar dourado e batendo por baixo deve soar a oco. Deixa-se arrefecer numa grade de metal.

Ao ler a receita parece que dá muito trabalho mas não é assim. Demora é muito tempo a levedar.
Ficou muitíssimo bom e é um bom acompanhamento para salmão fumado ou qualquer outra coisa. Os meus "rapazes" deste gostaram e disseram que posso repetir...


4 comentários:

ameixa seca disse...

Gabo-te a paciência!!! Eu não gosto nada de meter a mão na massa... não faço nada com as mãos sujas de farinha :) Tinha ido tudo para amassar e levedar na MFP :)
Acho que nunca provei nada com funcho... já tentei plantar mas acho que o funcho não pega de estaca e o desgraçado morreu ;)

Noémia disse...

Pois é, minha querida, isso era se eu tivesse sorte com essa MFP, mas tu sabes as experiências que tenho tido, não sabes?
Portanto...mãos na massa e é se quero!
O funcho cresce em qualquer lado, aqui na 5ª há aos montões por tudo quanto é sítio e sem cuidado nenhum.Tem um bolbo grande na terra e, mesmo que o cortes à superfície,nasce de uns anos para os outros.

ameixa seca disse...

Então o que eu trouxe para casa e foi retirado da via publica, não seria funcho porque passado uns dias murchou e nunca mais deu sinais desde o Verão. Tens razão.. a minha MFP funciona às mil maravilhas e eu tenho que poupar as minhas unhas da manicure he he

Noémia disse...

A minha MFP também trabalha bem, eu é que ainda não acertei com ela...
E a ver pela foto bem podes poupar as unhas da manicure porque as tens bem giras! :)