quarta-feira, 8 de julho de 2009

ESPELHO DE CHOCOLATE E HORTELÃ

Este foi um dos ensaios para o dia castanho.Não me convenceu porque o chocolate parecia-me tão óbvio, estou sempre a usá-lo e além disso, sou muito mais de salgados do que de doces. Publico no entanto esta receita porque é uma boa sobremesa, muito fresquinha para esta época do ano.Segui a receita da Mulher Moderna nº41, Edição Especial Chocolate.


ESPELHO DE CHOCOLATE E HORTELÃ

6 folhas de gelatina
4 dl de leite
1 raminho de hortelã
2 dl de natas
150 gr de açucar
1 c.sobremesa de maizena
4 ovos
100 gr de chocotale branco ( eu usei normal)
1 c. sobremesa de licor Pisang Ambon ( não usei)
80 gr de chocolate de culinária, em tablete
1 c. sopa de água
amendoa torrada para decoração( não usei)

1 - Demolha-se as folhas de gelatina em água fria. Entretanto ferve-se o leite com o ramo de hortelã e as natas. Deixa-se arrefecer.
2 - Mistura-se o açucar com a maizena e os ovos. Junta-se o leite em fio a esta mistura, mexendo bem e vai ao lume, em banho maria, até engrossar.
3 - A meio da cozedura adiciona-se o chocolate partido em pedaços. Retira-se do lume, tiramos o ramo da hortelã e acrescenta-se a gelatina e o licor. Deita-se na forma de fundo amovível e deixa-se arrefecer no frigorífico.
4 - Quando frio cobre-se com o chocolate derretido em duas colheres de leite, alisa-se e quem quiser pode por no congelador.

Eu não usei o chocolate branco porque o queria bem castanho. Não usei o licor porque não tinha e não usei as amendoas para decorar, apenas um raminho de hortelã.
Como não gosto de coisas muito frias, não usei o congelador, apenas o frigorífico e garanto-vos que ficou bem bom assim!

5 comentários:

ameixa seca disse...

Ficou com um belo aspecto! A hortelã deve deixá-lo bem fresquinho :)

our shabby cottage disse...

My mouth is watering at this recipe Noemia! I shall have to print this one out. Hope you are well, Kathryn. XX

Cláudia Marques disse...

Ai, Noémia, é óbvio é que essa sobremesa deve ser simplesmente deliciosa! :):)
além do mais, fica linda!

bjs

Isabel disse...

Tão bom, adoro a mistura da hortelã e do chocolate! Vou querer experimentar!
Bjs

Anónimo disse...

Amei este espelho!
Sinto-me compelida a testá-la num dos meus próximos deveios de gula! hehehe:)