quarta-feira, 26 de agosto de 2009

OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES

Em tempo de férias ler tem outro sabor.
Não haver horários para nada, não ter compromissos nem prazos, nem sequer para comer, faz com que ler seja onde e quando se quiser, sem obrigatoriedade de parar. Aaaahhh! E como é bom!
O livro que me acompanhou nos primeiros dias de praia e que li de um fôlego tem tudo para ser um bom companheiro de férias: aventura, mistério, suspense, actualidade, política, policial, amor, sexo, que se sucedem de forma veloz, em 539 páginas tão bem escritas e que nos prendem ao enredo magistralmente.


« Os homens que odeiam as mulheres » é o 1º volume de uma trilogia escrita pelor Stieg Larsson. Jornalista e editor da revista Expo, Stieg Larsson foi um dos maiores peritos mundiais no estudo de movimentos antidemocráticos, de extrema-direita e nazis. Digo “foi” porque já morreu, exactamente depois de entregar os três volumes da trilogia Millennium .Morreu de causas naturais, ao que parece e, apesar de todas as mortes serem lamentáveis, depois de o lermos, concordamos que tenha sido cedo demais.
Mas afinal de que trata o livro?


Começa tudo com um escândalo jornalístico sobre um banqueiro que, devido a falta de provas que justifiquem as acusações publicadas, levam à condenação de Mikael Blomkvist, jornalista e editor da revista Millennium.
Afastado voluntariamente da revista, é contactado e contratado pelo patriarca de uma das grandes famílias suecas, Henrik Vanger, dono de uma sólida indústria com ramificações em diversas áreas. A proposta que ele faz ao jornalista é insólita e aliciante; descobrir o mistério da morte de uma sua sobrinha-neta, há 40 anos atrás, pagando-lhe uma avultada soma em dinheiro mas, melhor que tudo, dando-lhe em troca provas concretas da corrupção do “tal” banqueiro que lhe permitirão a vingança . Como disfarce para a sua investigação, dado que a família Vanger é um ninho de víboras, diria a todos que estava a escrever a história da família.
Esta é a 1ª parte da história, as 122 páginas iniciais.
A partir daqui temos um Mikael que se instala lá bem a norte da Suécia, numa pequena cabana em Hedestad, gelada e solitária, deixando para trás a sua amante e sócia à frente da revista. Começa a investigar e estudar a família em questão e a analisar o dia fatídico da morte de Harriet.
Fascinante é a segunda personagem mais importante, Lisbeth Salander, freelancer numa empresa de investigação privada, uma hacker fabulosa, que investiga Mickael a pedido de Vanger. De personalidade fechada, altemente problemática e irrascível vai acabar por trabalhar com Mikael e envolver-se afectiva e fisicamente com ele. Juntos vão passar por algumas vicissitudes, perseguições e finalmente descobrir o mistério de Harriet Vangler.
Não vos vou contar mais pormenores porque tiraria todo o interesse a quem o quiser ler. Direi apenas que é bem interessante o contexto político e económico sueco onde se passa a acção, a actualidade do mundo e submundo da imprensa, as novas tecnologias e a sua aplicação fascinante à espionagem electrónica.
Não percam. Leiam!
Segue-se em breve, espero, « A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo », 2º volume desta trilogia e que já está na minha mesa à espera de vez. O 3º é « A rainha no palácio das correntes de ar». Sugestivos os títulos, não?

8 comentários:

ameixa seca disse...

Este já vai para a Academia, gostava de lê-lo!
Por falar em lê-lo, hoje em frente à Lello, foste lembrada por algumas meninas :) Não estavas lá, mas estás na nossa lembrança!

Noémia disse...

Óh linda, quando o quiseres ler é só dizeres que eu empresto-to. Aliás ainda tenho o Tigre Branco para te devolver.
Que "menitas", lembraram-se de mim...também eu me lembrei onde andarieis, afinal era pela Lello! :)

Anónimo disse...

ola sou uma grande fã sua, desde que aminha amiga senhoragulha fez aqui um blog.
ByeBye:D

Isabel disse...

O título é bem sugestivo. E com a tua descrição fiquei com imensa vontade de lê-lo.
Bjs

Noémia disse...

Olá anónimo, fico contente por saber que tenho alguém amigo que gosto do que faço!:)

Isabel, lê que vais adorar e vais querer ler os outros também. São livros que prendem a cada página! :)

Eu Mulher disse...

Olá minha amiga!

Eu e Gilbamar ficamos ansiosos para ler esse livro!!

Deve ser um espetáculo!

Grande beijo para você

EMPRESÁRIA DE SUCESSO disse...

Olá, gostei das dicas!

Noémia disse...

Olá Ana, leia o livro que não se vai arrepender! :)

Empresária de sucesso, ainda bem que gostou e obrigada pela visita.:)