quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TOMATE SECO

Depois de ver aqui e ali, num ou noutro blog, receitas que levavam tomate seco andava com bastante vontade de experimentar secar os que a minha horta produz. Na verdade, todos os anos por esta altura, tenho uma produção tal que, para além de os cozinhar de todas as maneiras, de os congelar e de fazer doce ainda se estragam muitos.
O problema é que todas as receitas para secar tomate me pareciam demasiado trabalhosas e demoradas. Convenhamos que 24 h de forno ligado no mínimo não era muito o meu género. Secá-los ao ar livre não tem sido possível pois o Verão o ano passado foi o que foi e o deste ano não ia melhor. Mas eis que finalmente vêm estes dias maravilhosos, a fazer lembrar os Verões antigos, e zás nem hesitei toca a preparar dois crivos e pô-los ao sol.
Encontrei uma boa receita rápida e pelos comentários, bem eficaz. Vou secar estes ao sol e depois, se o tempo se estragar, experimento no microndas.


TOMATES SECOS

Cortam-se os tomates ao meio e tiram-se as sementes, coloca-se uma colherinha de café de vinagre em cada tomate cortado, polvilha-se com sal e açúcar que se misturou antes na proporção de uma colher de sal para meia chávena de açucar.
Colocam-se no microondas com a pele para baixo no prato do microndas, por 25 minutos e a cada 5 minutos deita-se fora o excesso de água dos tomates, viram-se e deixam-se de 10 a 15 minutos (potência alta) ou até parar de sair água
Sugestão: Não coloque no microndas os 3kg de tomates de uma só vez, coloque os tomates de modo a completar o prato, uns ao lado dos outros
Após o microndas, levam-se ao forno 200° C por 1/2 hora ou até que a pele fique um pouco seca.

Os meus estão num telhadinho, a secar ao sol, devidamente tapados com uma rede, para os insectos não pousarem neles, e com o crivo forrado com papel vegetal que furei com a ponta de uma faca, várias vezes.

Quando estiverem secos deitam-se em frascos com a seguinte mistura para os conservar:

1 chávena de azeite
6 dentes de alho espremidos
1 colher de sobremesa de orégãos
1 colher de sobremesa de sal
folhas de louro
pimenta a gosto

Depois mostro-vos o resultado. Hummmmmm!

8 comentários:

ameixa seca disse...

Secos ainda não sabemos mas posso confirmar que tens uns belos tomates frescos he he
São deliciosos, nós andamos consolados. E as ameixas? Acabei de comer uma bem docinha mesmo agora :)

sandra disse...

Parece-me uma boa experiência, afinal este sol todo que temos deve ser aproveitado. Tenho que experimentar. Eu costumo secá-los no forno e conservá-los com um tempero parecido, a única diferença é que em vez do alho uso uma quantidade generosa de alcaparras. Se puderes experimenta, o sabor que dão é óptimo!

Noémia disse...

Obrigada, Ameixa, na verdade este ano são bem saborosos. Vamos lá a ver se esta experiência resulta! :)

Ãaaah,Ãaaah! Afinal tu gostas de cozinha, Sandra! :)
Tenho que experimentar com alcaparras porque também gosto muito.

Cláudia Marques disse...

ATÃO MAS A AMEIXA VIU-TE OS TOMATES??? aiai :):)
Agora a sério: tb tenho visto por aí muitas receitas com tomate seco, por ex. pizzas, tb fiquei com curiosidade, parece ser bom. E é uma óptima maneira de aproveitar este CALORZÂO!! Parece que vcs aí pra cima já estão + fresquinhas, não é? Aqui ainda está um calor infernal, a minha casa está abafada, mesmo com as janelas abertas.
Obrigada pelos parabéns, ainda veio muito a tempo!

bjs

Noémia disse...

Oh menina Cláudia, ela não só viu os tomates como também os provou, sim!Qual é o problema heim,heim?:)
Quanto ao calor, andamos mais fresquinhas o tanas. Faz um calorão por todo o lado, as casas estão mais que abafadas mas eu não me queixo. A ver se secamos as humidades todas do Inverno prolongado até à semana passada. ;)

Marília Gaspar disse...

Olá
Estava a espreitar os comentarios no blogue da Luisa, e vim aqui espreitar, e fiquei muito safisfeita, e até inspirada pela ideia, estou a referir-me naturalmente `as receitas tao interessantes que tem!! Ainda nao vi tudo mas para já gostei, parabéns.

Marília Gaspar disse...

Olá
Estava a espreitar os comentarios no blogue da Luisa, e vim aqui espreitar, e fiquei muito safisfeita, e até inspirada pela ideia, estou a referir-me naturalmente `as receitas tao interessantes que tem!! Ainda nao vi tudo mas para já gostei, parabéns.

Noémia disse...

Obrigada Marília, pela visita e ainda bem que gostou das receitas. Espero que experimente! :)