quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BOM ANO NOVO

FELIZ 2010


A passagem de um ano é sempre motivo de alegria. Alegria por termos vivido mais um ano, por termos conseguido alcançar algumas das coisas a que nos propunhamos, que desejávamos ou simplesmente porque a nossa esperança renasce com o novo ano que vai entrar.

Antigamente ficava sempre melancólica na passagem do ano e mesmo no meio da festa mais animada rodeada de montes de pessoas sentia-me sempre muito só, quando soavam as badaladas. Propunha-me a mudar uma data de coisas na minha vida, fazia uma montanha de bons propósitos, elaborava mentalmente um rol de itens a ter em vista e prometia solenemente a mim mesma que aquele ano iria ser bem diferente e melhor do que o anterior.
Tudo vão. As promessas esquecia-as rapidamente, os bons propósitos iam às "urtigas" logo nos primeiros dias do ano e a vida decorria sem nunca mais me lembrar de nada até ao bater das badaladas do ano seguinte. Doce juventude!

Hoje, e de há uma data de anos para cá, faço a transição do ano sem sobressaltos nem angústias, nem solidão nem promessas e sem grandes euforias também.

Desejo para mim e para todos vós, muita saúde, muita paz, muito amor e amigos à nossa volta.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL


Amanhã, quer dizer hoje pelo adiantado da hora, vai ser dia de azáfama na cozinha. São as rabanadas, os pudins, os bolinhos de jerimu, os sonhos,o recheio do peru, o bacalhau e o polvo...De manhã até à noite, as mulheres deste país, vão fritar, cozer, assar numa dança culinária orquestrada, solidária e engraçada de imaginar!

É por isso que quero neste momento, antes que comece todo esse frenesim, desejar a todas as minhas amigas e amigos virtuais, deste mundo de blogues; aos que conheci pessoalmente e àqueles que nunca vi; aos que visito frequentemente e aos que me visitam a mim; àqueles com quem falo e comento e aos que, visitando-os, nunca disse nada e, sobretudo aos que me privilegiaram sendo meus seguidores e a quem eu nunca falei...

UM EXCELENTE E FELIZ NATAL

E como Natal é a celebração do nascimento do Menino, que este festejo de aniversário traga alegria para todos, que haja harmonia e paz nos vossos corações, que vos rodeie o amor daqueles que mais amais, que todos os sonhos, anseios, desejos, realização pessoal e felicidade se cumpram.
Eu vou aproveitar ao máximo a companhia da minha família, nestes próximos dias, perdoem-me a ausência mas quero "curtir" bem esta época e, como se isso fosse possível nesta altura, descansar.


O ano passado deixei-vos
aquela imagem do meu presépio (Vista Alegre), este ano é este que está no mesmo lugar, mais popular, mais colorido (Conceição Sapateiro).Ampliem, vale a pena.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ALMOFADINHAS


Estas são as três últimas almofadinhas com cheiro que fiz para dar às colegas, este ano.As outras esqueci-me de as fotografar.
Teve que ser uma coisa simples pois, com a falta de tempo que tenho tido e com o ter deixado para bem tarde estas coisas de Natal, não pude fazer nada mais elaborado. São em linho cru,sempre o mesmo modelo mas todas diferentes, não repeti nenhuma renda. Estas rendas aqui, foram-me mandadas pela minha amiga secreta sueca. São lindas!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

BOLOS DE ABÓBORA

É tempo de abóboras.
Não de princesas, transformaram-se em mulheres trabalhadoras cansadas; nem de príncipes transformaram-se em sapos; nem de fadas, transformaram-se em gestoras de carreiras.
Mas as abóboras continuam.
Por isso peguei nas minhas e transformei-as em bolinhos.

A receita tirei-a de um blog, há já muito tempo. Na altura ainda eu não tinha blog, nem pensava nisso, de vez em quando saltava por este e por aquele, tirava isto daqui e dali e nem me preocupava em saber quem era o autor. Não posso portanto dar os créditos a que o merece mas compreendam que não é por mal.
A receita andou perdida nos meus cadernos este tempo todo e só agora a fiz pela primeira vez. Acreditem que são mesmo muito bons. Cá em casa todos gostaram e "voaram" rapidamente.


A receita segue dentro de momentos, mais precisamente no fim de semana. Eu até sei mais ou menos de cor mas para não ficar qualquer coisa errada... Ficou na quinta e depois coloco-a aqui ou como está muito em moda, eu depois faço um upgrade da postagem.

Ah! Só mais uma coisinha, hoje houve "Encontros à moda do Porto". Estive com a Ameixinha, o que é sempre um prazer e motivo de festa e conheci a mãe dela que é um encanto de senhora. Quem não pode aparecer não sabe o que perdeu!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

MANTA

Finalmente acabei a mantinha de Natal, deste ano.
Não pensem que trabalhei muito nela, não. Continuo sem tempo para nada.
A verdade é que eu comecei a bordá-la no Verão do ano passado, lembram-se? Depois fui lentamente cosendo-lhe os tecidos à volta mas já não deu para a acabar para esse Natal.
Então arrumei-a e andou por aí.
Mais tarde voltei a pegar-lhe a coloquei-lhe o acolchoado e o tecido do lado de trás.
Voltou a ficar a levedar à espera que eu a cosesse a toda a volta, fazendo aquela beirinha. Tão pouco e nunca mais me resolvia.
Um destes fins de semana prolongados decidi-me e foi num instante que a acabei. Já foi para a lavandaria e está prontinha a usar. Ficou mesmo muito bonita, mais bonita ao vivo do que na foto ( ampliem e vejam)! E com o frio que está, acreditem que vai dar muito jeito!


O meu problema com os trabalhos é que têm que me sair rapidamente das mãos. Gosto muito dos projectos que escolho mas tenho que os fazer logo de uma rajada porque senão, perco o entusiasmo e deixo-os por aí, muitas vezes quase prontos, presos apenas por um nada. Todos nós temos os nossos quês, as nossas manias. Eu sou assim!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SOPA DE ABÓBORA COM COENTROS E NATAS

Este foi o nome que me saltou à vista, numa ementa de um restaurante que faz comida para vender para fora.
Foi por puro a caso que me surgiu um folheto na mão, daquela publicidade que nos enfiam em todo o lado, salvo seja. Por curiosidade ou por não ter mais que fazer no momento fui lendo as ofertas e gostei deste nome, sopa de abóbora com coentros e natas...Soou-me bem! Além disso gosto muito de sopa. E depois estamos com um frio de rachar e a sopa cai bem.
Não, não encomendei a dita sopinha ao restaurante do folheto, não. Fui para casa e inventei uma com os ingredientes que havia e como imaginei que podia ser a dita sopa. O resultado? Muito bom!
Como estava na quinta, os ingredientes vieram directamente da horta e são 100% biológicos.



SOPA DE ABÓBORA COM COENTROS E NATAS

1 l e meio de água
2 batatas
1 alho francês com folhas verdes e tudo
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 cenouras grandes
1 tira larga de abóbora
sal,azeite q.b

Lavei, descasquei e parti todos os legumes aos bocados e levei ao lume a cozerem na água temperada com sal e o azeite.
Já sei que é mais saudável adicionar oa azeite no final mas detesto o sabor de azeite cru na sopa.
Depois de cozer,triturei tudo com a varinha mágica, ficando um creme espesso. Acrescentei os coentros picadinhos e cada um adicionou as natas no seu prato e ao seu gosto. Ficou muito boa.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A FOME É NEGRA


Neste caso é mais cinzenta do que negra.
Depois dos dias de chuva, sabe-se lá onde se meteram, há que aproveitar que está sequinho e alguém deve ter deixado cair umas migalhas...são as 8 da manhã, é tempo do pequeno almoço!


CHEIA






As coisas estiveram assim!
Este é o rio Neiva e devia estar a correr ali entre aquelas árvores do lado esquerdo.
Na 1ª foto o que parece um lago é um campo de milho rodeado de vinha.
As águas subiram tanto que estavam quase a rasar a ponte.

Hoje felizmente as águas baixaram, já que parou de chover.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SUSPIROS

O tempo está de doces para compensar tanta chuva e o desânimo geral que se sente por aí, nas pessoas.
A receita é vulgar mas é boa!


Suspiros

4 claras de ovos
200gr de açucar
1 pitada de sal
1 saqueta de açucar baunilhado

Batem-se as claras em castelo com a pitada de sal. Aos poucos acrescenta-se o açucar com o baunilhado também.
Aquece-se previamente o forno a 140º C. Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e com a ajuda de um saco de pasteleiro frisado espalham-se montinhos. Vai ao forno 30 min.e depois deixam-se arrefecer sobre uma grelha.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

P'SENTES

Look what a beautiful bag, so perfect, with so many pockets inside, a true purse! It's my first gift from Annika. Every day I have a package to open with a surprise. It's exciting



And here is the gift from day two, a Christmas fabric. Nice!


Não há dúvida que este Advent Swap, é bem engraçado. Para quem conseguir aguentar a curiosidade, o que é o meu caso, abrir uma prenda por dia é agradável, positivo, uma surpresa e alegria.
Ontem ganhei aquela linda carteira, perfeitíssima, cheia de bolsos: com fecho éclair, sem fecho, para o telemóvel, outro grande e uma enorme alça que é como eu uso. Até parece que a Annika adivinhou!
Hoje ganhei um tecido de Natal bem giro e que é sempre bom para a colecção!
O que será a prenda de amanhã?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PUMPKIN PIE

Ou melhor dizendo, tarte de abóbora
Na altura do Halloween tive que escolher muitos livros, promover a celebração dessa data e surgiu-me um livro infantil, « Marcelina e o Halloween», com uma história bem simples que tentava explicar o que era e os costumes dessa época. Apresentava várias propostas de actividades à volta do tema e uma delas era a confecção desta tarte. Não resisti, tirei fotocópia da receita e aguardei pela disposição e tempo para a fazer.

Ora como não pára de chover aos fins de semana e feriados, hoje foi um bom dia. Que mais se pode fazer num feriado em que não se pode pôr o nariz fora da porta, senão cozinhar?



As abóboras este ano não cresceram muito nem as tive em quantidade mas ainda dão para os gastos.
Fiz batota e usei massa já feita, comprada. Ficou uma tarte muito boa, tanto que o meu filho já pediu para que a faça no Natal. Porque não?



TARTE DE ABÓBORA

Para a massa
250gr de farinha
1 pitada de sal e outra de açucar
100gr de manteiga derretida
água q.b.
Amassa-se a farinha com a manteiga, junta-se a pitada de sal e de açucar e pouco a pouco a água até obter uma bola de massa. Estende-se e forra-se com ela uma forma de tarte, polvilhada da farinha

Recheio
500gr de puré de abóbora
4 ovos
250gr de natas
100gr de açucar
1 c.chá de canela

Com uma batedeira, batem-se os ovos inteiros com o açucar até engrossarem. Acrescenta-se o puré de abóbora, a canela e as natas. Verte-se na tarteira e vai ao forno a 220º C durante 10 min.
Depois baixa-se a temperatura para 120º C e deixa-se assar mais 30 min.
A chuva continua a cair mas o estômago já está mais consolado!