segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SOPAS

E porque é Inverno e está frio, nada melhor do que sopas ricas, quentes, aveludadas, que nos aquecem por dentro e por fora.
Esta é de legumes e  a grande novidade ( para mim que nunca tinha experimentado) é que leva aveia inglesa que comprei no mercado de Matosinhos.
Já a tinha visto várias vezes e desta não resisti e perguntei à vendedora para que servia e como se cozinhava. Saí de lá com a aveia e com a receita.
É preciso por a aveia de molho como o feijão, de um dia para o outro.
Depois fiz uma sopa normal com os legumes todos que costumo usar, colocando a hortaliça e a aveia num cesto de inox dentro da panela e da água. No fim, retirei o cesto, passei a sopa com a varinha e juntei a aveia e a hortaliça. Fica aveludada, saborosa e a textura da aveia é óptima.


Acrescento para quem tem dúvidas, eu também não conhecia o produto mas já o tinha visto várias vezes à venda no mercado de Matosinhos, onde vou muitas vezes ( não é em campanha, como o Portas), por ser cliente assídua do peixe. Encontra-se nas vendedoras de hortaliças, logo na entrada de cima.
Vende-se avulso e ao quilo (pasmem, que a ASAE ainda não descobriu isso) e pelos vistos é um produto tradicional, muito usado pelas pessoas mais desfavorecidas para engrossarem e enriquecerem as sopas, (palavras da senhora da hortaliça).
Vai daí perguntei pormenores técnicos sobre a preparação e a senhora, com ar desconfiado por causa daquilo lhe parecer tão óbvio, explicou-me tudo direitinho como se eu fosse assim meia lerdinha das ideias, estão a ver?
Eu não me desmanchei, tirei as minhas dúvidas e comprei meio quilo para experimentar. Coloquei-a toda de molho e congelei a que não usei, em cada sopa basta usar um bom punhado.Como gostei, para a próxima trago mais!

5 comentários:

akombi disse...

não conhecia essa forma de cozinhar a aveia, muito interessante e saudável.

ameixa seca disse...

Nunca comi aveia assim, mas sou fã de sopas :)

Unknown disse...

Que rica sopinha!
E eu que também adoro sopas :)
Agora, aveia em grão... desconhecia. Tenho que a procurar por cá.

Beijocas***

risonha disse...

acho que isso é o que uma amiga minha do norte chama de "cevadinha", será?
o que eu sei é que a sopa tem muito bom aspecto.

Noémia disse...

Minhas queridas, acrescentei algo mais ao post para tentar esclarecer as dúvidas. Quando voltar ao mercado vou saber mais sobre o assunto e depois digo-vos! :)

Risonha, a cevadinha acho que é outra coisa mas depois digo-te, ok?