terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FESTAS

Hoje é o último dia do ano e não podia deixar de escrever aqui alguma coisa...
Não coisas agradáveis, nem muito alegres, nem planos de mudança ou promessas de melhoria, nem desejos de nada.
O ano passado, por esta altura, teve a minha mãe um AVC, saiu do hospital a tempo de vir passar o Natal a casa. Se as festas não foram o auge da felicidade, foram pelo menos em união e com o coração já descontraído.
Este ano, o meu pai teve uma trombose na segunda feira da semana passada e na terça feira, véspera de Natal, um AVC.
Passei esta semana toda com o coração negro, apertadinho, com um pedregulho cá dentro do tamanho e peso do mundo. Prostrada diante do meu menino Jesus, em oração, com uma vela acesa que espantosamente ardeu, sem parar, três dias.
E o Menino Jesus fez o milagre...
Do diagnóstico tão negro e reservado do primeiro dia, passou-se a um mais favorável, dois dias depois os TACs começaram a mostrar que podia haver melhorias. 
O perigo ainda existe, o meu pai ainda está na unidade, está paralisado do lado esquerdo, não sei como vai ficar, se ficar...
Dizem-me todos "ai coitada, que festas", " olha que andas com um azar, tudo te acontece"...

E eu não consigo explicar-lhes o inexplicável. 
Que vivi um Natal em profunda comunhão com Deus.
Que depois do medo e da dor inicial da perda, me entreguei completamente nas Suas mãos e aceitei a Sua vontade, como um desígnio que me escapava. Mas aceitei.
Que a partir daí, senti que Ele aligeirava a minha carga, a minha dor.
Senti que estava comigo mas, sobretudo, que estava com o meu pai.

Este não é o sítio para este tipo de partilhas, um vulgar e banal blogue de receitas e trapinhos...
Quem vem lê-lo de fugida ou distraído pode julgar, de ânimo leve, que se trata de uma pieguice minha, uma fragilidade devido à emoção do momento.
No entanto, tinha que dar, aqui, testemunho da minha vivência deste Natal e uma acção de graças a Deus por tudo o que me tem dado.

6 comentários:

sandra disse...

Noémia, compreendo muito bem o que sentes e espero que tudo se encaminhe para o lado positivo. Aceitar as dificuldades é meio caminho andado para ultrapassá-las, embora haja coisas que escapam às nossas mãos e o que nos mantém no caminho é a fé... Desejo, do fundo do coração, que a entrada neste novo ano traga boas notícias relativamente ao estado do teu pai... Bjinho

Noémia disse...

Obrigada Sandra pelas tuas palavras de conforto. Na verdade, apesar de não nos conhecermos considero-te uma boa amiga e desejo-te do fundo do coração um excelente 2014, com tuuuuuudo de bom! Beijinhos.

Anónimo disse...

Desejo as melhoras do seu pai e que venham dias melhores.

Guida disse...

E Deus, na sua infinita sabedoria, dar-lhe-à a coragem necessária para ultrapassar os obstáculos que vão aparecendo no caminho.
Natal é quando todos estamos unidos.
Um Ano Novo com fé e muito amor, que os sonhos se realizem!
Beijinhos

Noémia disse...

Obrigada anónimo e Guida pelas palavras de solidariedade e incitamento. Um bom 2014 para as duas,beijinhos.

antonio francisco pereira pacheco disse...

Estou a fazer uma pérgola .Vi a sua. E gostei. Era possível dar pormenores técnicos. como por ex: dimensões dos perfis, pintura e dimensões dos fios de aço. Se puder agradeço.

antonio