quinta-feira, 11 de setembro de 2014

RECOMEÇOS

As férias acabaram e é tempo de compensar aqueles excessos que sempre se cometem na alimentação, em tempos de lazer.
Assim, com o recomeço das minhas actividades, veio também o desejo de modificar um pouco os hábitos alimentares, torná-los mais saudáveis. 
Esta semana foi alimentada de novas receitas. Não sei quanto tempo vou manter estes bons propósitos ou se vou cair de novo na rotina dos velhos pratos. A verdade é que sinto a fome saciada e sinto-me muito mais leve, sem aquelas digestões difíceis e demoradas.
Não, a intenção não é emagrecer, nem fui a nenhum nutricionista, nem tenho alimentos proibidos, nem sigo nenhum fundamentalismo que me impeça, ao fim de semana, de ir comer umas boas tripas à moda do Porto.
Simplesmente não vou seguir esse tipo de alimentação no dia a dia, vou comer muitos mais legumes e fruta, mais leguminosas e sementes, comer mais vezes ao dia do que as três refeições que fazia, menos quantidade em cada uma delas, muito menos carne e peixe por semana.
Aqui está o meu jantar de hoje com receita da revista Sabe Bem, com as minhas habituais modificações, as quantidades dependem do número de pessoas e do gosto de cada um :


LEGUMES ASSADOS COM QUEIJO E NOZES

batata doce
beringela
abóbora butternut
cebola
cogumelos
tomates
agrião
nozes
queijo de cabra
sal, pimenta, azeite, alho em pó e vinagre balsâmico

Descasquei a batata doce, a abóbora e a cebola, cortei tudo às rodelas finas, juntamente com a beringela. 
Coloquei numa assadeira e temperei com sal, alho em pó, pimenta, reguei com azeite e envolvi bem.
Levei ao forno 15 min. a 200º
Retirei do forno, juntei os cogumelos e os tomates e foi ao forno mais 15min.
Adicionei agrião lavado (por não ter espinafres), nozes aos bocados e queijo de cabra (por não ter feta).
Borrifei aqui e ali com um pouco de creme de vinagre balsâmico.


Acreditem, fica absolutamente saboroso, muito nutritivo e saudável. Experimentem, nem que seja como acompanhamento de carne ou peixe! Vale a pena.

Sem comentários: