quarta-feira, 14 de maio de 2008

NOSTALGIAS...

Estamos no tempo das romarias e festinhas populares por todo o lado, foi a Srªda Hora, agora é o Sr. de Matosinhos (ontem mais precisamente). Talvez por isso me tenha dado a nostalgia e recordei os tempos em que ia (era eu pequena) com toda a família, à Srª da Ribeira e a minha avó fazia uma lauta merenda para no fim das cerimónias fazermos picnic por lá, uma vez que, na altura, não havia um restaurante em cada esquina. Vai daí, deu-me vontade de ovos verdes, que já não comia há muito tempo!Faziam sempre parte da ementa e juntamente com os bolinhos de bacalhau eram os meus preferidos. Ora como os ovos também abundam cá por casa ( as galinhas também produzem bem ) e nunca sei o que lhes hei-de fazer, fui directa à cozinha e meti mãos à obra. São muito bons!




OVOS VERDES:

Cozem-se os ovos e em seguida descascam-se.
Deixam-se arrefecer e partem-se ao meio, no sentido do comprimento.
Tiram-se as gemas cozidas para uma taça e reservam-se as claras cozidas.
Esmagam-se as gemas com um garfo e misturam-se com salsa muito bem picada.
Junta-se um ovo inteiro, sal e pimenta e mexe-se tudo.
Com a ajuda de uma colher pequena enchem-se as metades das claras cozidas.
Bate-se uma clara, com um garfo, só para ficar com espuma mas não em castelo ( é por isso o garfo ) .
Passam-se os ovos recheados por esta espuma e vão a fritar.

Servi com uma salada de alface, canónigos, rúcula, tomate, nozes e sementes de sésamo e ainda arroz de tomate

Sem comentários: