segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

BACALHAU À MARIA RITA



Maria Rita é um restaurante de uma antiga estalagem,tipo solar de família, no Romeu, pequena aldeia entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
Já não vou lá comer há muito tempo, como não fica a caminho de coisa nenhuma, ou se vai lá comer de propósito ou não se vai.
Este prato foi lá que o comi pela primeira vez e é óptimo para aproveitar as sobras do Natal que se avizinha, como alternativa à tradicional “roupa velha”.
Eu fiz tudo de fresquinho porque não tinha sobras.

BACALHAU À MARIA RITA

Batatas
Cenouras
Couve penca
Bacalhau
Ovos
Azeite,sal e pimenta, 3 dentes de alho

Molho Béchamel: leite, maizena,manteiga, sal e pimenta ( eu misturo tudo e vai a lume lento, mexendo até engrossar ).

Cosi as batatas aos quartos, as cenouras às rodelas, as couves aos pedaços grandes e os ovos, numa panela de água com sal.Mais tarde juntei o bacalhau.

Depois de tudo cosido, escorri a água e deitei os legumes num recipiente fundo para ira ao forno. Espalhei por cima os ovos descascados e cortados às rodelas e o bacalhau às lascas. Reguei generosamente com azeite, polvilhei com pimenta e com o alho picado miudinho.

Cobri tudo com molho béchamel e foi ao forno a gratinar. Serve-se bem quente.

Viram porque é bom para aproveitar as sobras do Natal? É que já está tudo feito, basta colocar em camadas e fazer o béchamel.É um prato muito saboroso e com bom aspecto.
( Como adoro béchamel, exagerei um bocadinho e quando começou a gratinar veio por fora, daí estar um pouco desfalcado, em cima...e uma grande sujeira no fundo do forno, grrrr!)

4 comentários:

ameixa seca disse...

Óptima receita para fazer durante todo o ano, quando existirem sobras de batatas cozidas com bacalhau :)

Cláudia Marques disse...

Que engraçado, uma vez fiz um trabalho sobre essa região, e fiquei a saber da existência dessa aldeia, Romeu, mas infelizmente nunca fui para esses lados, e agora com este frio é que não vou de certeza.
Mas a comidinha está com um aspecto delicioso.

Flor de Sal disse...

Mas que rica ideia! Adorei o Template. Sou uma grande fã do Klimpt. Bjnhos

Noémia disse...

É verdade, Ameixa,sempre que haja sobras, só falei no Natal porque já está perto e o bacalhau é tradição em quase todo o lado.
Cláudia, quando quiseres dar um passeio, aconselho-te a ires até esta zona ( na Primavera ou Verão) porque vale a pena. Tens a barragem do Azibo, as alheiras de Mirandela e o castelo de Bragança (que grande salsada, se fizeste um trabalho sabes melhor do que eu)! :)
Obrigada, Flor de Sal, experimenta que é bom.Também adoro o Klimt mas isso é óbvio, claro! :):)