terça-feira, 18 de agosto de 2009

RECEITA CASEIRA DE SEITAN

Apresento-vos hoje uma receita caseira para fazer seitan em casa. Além de se economizar bastante em relação ao comprado no supermercado, é muito mais saboroso e rústico.

As receitas que conhecia obrigavam a amassar durante bastante tempo, deixar repousar uma data de horas, voltar a amassar, lavar etc. Ou seja, desmoralizavam muito e não dava vontade nenhuma de começar.
Esta receita não dá trabalho e é rápida. Estão a ver? Claro,tem tudo a ver comigo.



SEITAN

600ml de água
1 kg de farinha de trigo integral

Coloco na máquina do pão e escolho o programa "massa". Ao fim de 15 min está pronta.
Coloco a massa num coador grande e meto-a debaixo da torneira, com um fio de água, lavo-a, amassando-a ligeiramente, até a água sair completamente transparente.

Nas primeiras vezes que se faz dá a sensação de que se vai perder tudo, que se desfaz e ficamos sem nada. Tenham calma que é mesmo assim, a massa fica reduzida a 500 gr e no final da lavagem aperta-se tudo e volta a ficar agregada.

O passo seguinte é pôr a massa a cozer numa panela com água a cobri-la, juntar a essa água meio copo de molho de soja ( eu deito um pouco menos) e um ramo de ervas aromáticas a gosto. Eu coloco tomilho, salsa, alecrim, 2 folhinhas de salva, enfim o que tenho à mão. Demora 10 a 15 min a cozer e está pronta a comer assim ou a partir em fatias e usar em qualquer outra receita que queiram.

Já reparei que a marca das farinhas, tem influência no resultado final, o aspecto varia, mas qualquer uma fica saborosa. Também se pode fazer com uma mistura de farinha integral e normal. Quem não tiver máquina de pão deverá amassar e sovar a massa durante uns 10min, depois deixar repousar de 5 a 7 horas, amassar outra vez e seguir os passo que digo em cima.

7 comentários:

ameixa seca disse...

Afinal a tua MFP até trabalha :) Seitan acho que nunca provei mas parece-me relativamente fácil! Olha, já descobriste onde a tua filha comprou aqueles bifes de soja que eu comi? Aquilo é mesmo bom :)
Beijinhos prás gajas boas!

Gina disse...

Noemia, já tinha visto volta e meia o termo seitan, mas não tinha ideia do que se tratava. Aprendi mais essa.
Bjs.

Noémia disse...

A MFP trabalha, não faz pães lindos como os teus mas trabalha!
Quanto aos bifes de soja, há-os no Pingo Doce embora aqueles que comeste fossem comprados no Jumbo.São bons, são e nem é preciso ser vegetariana para se gostar deles. Eu estou a ficar farta de carne...deve ser dos excessos.
Xau, linda! :)

Gina, seitan é uma boa alternativa para quem é vegetariano e não só.
Estamos sempre a aprender, ainda bem que pude ser útil. Também já aprendi umas coisas consigo.:)

Cláudia Marques disse...

Por falar em "não dá trabalho e é rápida", preciso de uma receita de massa de pizza nessas circunstâncias, conheces alguma?

Tenho cá uma, pomposamente chamada "massa de pizza perfeita", mas é preciso amassar (à manápula!) durante 20 minutos! Deus me livre! Os meus músculos já não são o que eram!

bjs

Noémia disse...

Cláudia, a massa mais rápida e sem trabalho que conheço, é aquela que se pode guardar no frigorífico numa caixa tapada, estando sempre pronta para o que a quiseres usar. Eu fiz pisas com ela e ficaram bem boas!
6 1/2 copos de farinha, 3 copos de água morna, 1 1/2 de fermento bioloógico, 1 1/2 colher de sal grosso.Misturas tudo numa caixa plástica deixas repousar 2h e conserva-se 2 semanas. Queres melhor?

Cláudia Marques disse...

Minha linda, eu ando cegueta! Não tinha visto a tua postagem de 1 de Agosto. Tinha visto da outra vez que falaste nessa massa, mas agora estava "a leste".

Obrigada pela dica. Tás-me a ver 20 minutos a amassar, não tás? meu rico bracinho...

bjs

Anónimo disse...

Tenho uma outra receita com glúten, mas esta só com 2 ingredientes é novidade! E realmente parece simples...
Eu é que ainda não consigo gostar do seitan, daí nunca ter postado receitas, a minha 1ª experiência (num restaurante veggie) foi má, aquilo parecia borracha e nunca mais lhe voltei a tocar...mas não desisto! hehehe:)