sábado, 31 de dezembro de 2011

DONG,DONG...

E ao baterem as doze badaladas...


A todos que me visitam neste cantinho, aos que me deixam comentários e aos que não deixam, àqueles com quem criei laços virtuais e aos que acabei por conhecer pessoalmente, aos que se tornaram amigos e àqueles que já o eram, desejo do fundo do coração, um excelente 2012.
Que haja saúde, paz e alegria; que haja emprego,esperança e solidariedade; que haja amor, harmonia e amizade nas vossas casas, por esta ordem ou pela que acharem prioritária.

BOM ANO DE 2012

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

BOLINHOS DE BOLINA

Um dos doces tradicionais desta época que se fazem cá em casa, são os bolinhos de bolina. O meu marido gosta muito e era costume em casa dele serem feitos pela minha sogra mas eu nunca cheguei a  vê-los nem a prová-los. Usando a descrição dele e as consultas a esta ou aquela receita lá os vou fazendo,todos os anos, umas vezes mais parecidos com os originais, outras vezes menos.
Desta vez, aproveitando o facto de ele está de férias, ao ver que me preparava para repetir a receita feita no Natal, resolveu dar uma ajudinha e meteu as "mãos na massa".
Não me peçam a receita porque foi tudo "a olho", uma abóbora menina cozida e bem espremida, farinha,  dois ovos, muitas nozes e avelãs partidas grosseiramente, vinho do Porto, tudo quanto baste e sempre acrescentando um pouco mais disto, um pouco mais daquilo, até achar que a consistência era a que ele pretendia. Depois com duas colheres (tipo bolinhos de bacalhau) moldaram-se os bolinhos e fritaram-se em óleo, polvilharam-se generosamente com açúcar e canela e eis o resultado...
Bolinhos de bolina à moda do meu marido! :)


sábado, 24 de dezembro de 2011

NATAL


Esta sede de Te encontrar em mim,
de correr para Ti,de estar junto de Ti...
Guias pelos vales
O decurso do meu rio.
Única razão és Tu,
Único sustento Tu,
A minha vida existe porque existes Tu.

Gira o firmamento sem nunca ter paz,
Mas existe um ponto a brilhar para mim.
A estrela polar que fixa os meus passos,
A estrela polar és Tu,
A estrela segura, Tu,
A minha vida existe porque existes Tu.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ANTECIPANDO


Na impossibilidade de visitar todos os meus amigos reais e virtuais e deixar-lhes uma palavra pessoal de amizade, utilizo este meio para desejar a todos um BOM NATAL, com o coração cheio de amor, paz e esperança.
Que tenham uns dias muuuuiiiito, muito felizes!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ANTIGAMENTE


Este é um presépio enorme, feito à moda antiga, como uma cascata, com água a sério que corre num rio, moinhos com velas que rodam, casas com luzes, pastores, camponeses, animais, musgo e tudo o que um presépio tem direito.
Todos os anos o fazem igual, no mesmo sítio (que a tradição é para se respeitar), num restaurante minhoto onde almoço frequentemente ao longo do ano.
Desta vez não resisti e pedi autorização para o fotografar, o dono, ainda novo, disse-me que estivesse à vontade mas que antes é que era, que tinha mais paciência e o fazia bem maior e bonito.
Não acredito, este já é tão bonito!

domingo, 18 de dezembro de 2011

4º DOMINGO DO ADVENTO

imagem do google

"Deus quer construir a Sua casa dentro de ti ..."
 Deixa Deus entrar na tua própria casa, tem a coragem de o deixar entrar e seguir o clarão da Sua luz!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PRENDAS

Esta é a altura do ano em que, quer seja por tradição, quer seja por as pessoas ficarem com os corações mais  sensíveis e o espírito de Natal andar no ar, se trocam prendinhas em todo o lado e com todos.
Apesar de adorar o Natal e de dar prendas, este ano estou muito atrasada. Normalmente, em Novembro, já eu ando toda entusiasmada a comprar isto e aquilo para dar a uns e outros mas, este ano, parece que estou em "slow motion" e com grande falta de ideias.
Tudo isto para mostrar uma prendinha que recebi e que achei o máximo.É linda,útil, delicada,quem ma deu teve em conta os meus gostos e passatempos, para além de estar na moda e ser vintage. 
Digam lá se é gira ou não e como gostariam de terem uma igual !?



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BOLO DO DIABO

É um nome muito estranho para um bolo tão bom como este e nem sei porque lho puseram ( talvez da água a ferver que leva tanto na massa como na cobertura), só sei que vale a pena experimentá-lo. A receita é do livro « Cozinha o coração da casa » da Nigella Lawson
É daqueles bolos que nos consolam e fazem logo subir a serotonina a cada boa fatia.
Ao comê-lo só me vêm à cabeça cenas de filmes, naquelas alturas em que a protagonista sofre um desgosto amoroso, abre o frigorífico e aparece ou o balde gigante de gelado ou aqueles bolos de chocolate, de várias camadas, com um aspecto fabuloso, que ela devora sem remorsos.
Este é o bolo ideal para comer naquelas alturas em que, como dizem os Supertramp " Life's beguns to cheat you, friends are out to beat you...". Será que é por isso que é o diabo?


BOLO DO DIABO

para o bolo                                            
50 gr de bom cacau em pó                  
100 gr de açúcar mascavado escuro    
250 ml de água a ferver                        
125 gr de margarina sem sal                
150 gr de açúcar                                        
225 gr de farinha sem fermento
1/2 c.chá de fermento
1/2 c.chá de bicarbonato de sódio
2 c. chá de extracto de baunilha
2 ovos

para a cobertura
125 ml de água
30 gr de açucar mascavado escuro
175 gr de manteiga sem sal aos bocadinhos
300 gr de chocolate negro do melhor, picado fino

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forra-se o fundo de duas formas com papel vegetal e untam-se os lados.
Coloca-se o cacau e 100 gr de açúcar mascavado numa taça e deita-se a água a ferver em cima, mistura-se e reserva-se.
Mistura-se o a manteiga e o açúcar, batendo até ficar fofo.
Coloca-se numa taça a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio, misturados.
Deita-se o extracto de baunilha na mistura da manteiga, seguido de um ovo, mexe-se, junta-se uma colherada da farinha, mexe-se, acrescenta-se o outro ovo,mexe-se e depois o resto da mistura seca até ficar tudo bem envolvido.
Por fim junta-se a mistura da água e do cacau.
Divide-se a massa pelas duas formas e vai ao forno durante 30 min, verificando com um palito, a cozedura.
Descansa fora do forno 5 a 10 min antes de desenformar e deixar arrefecer numa grade.

Para a cobertura deita-se a água, o açúcar mascavado e a manteiga numa caçarola, vai ao lume baixo até derreter tudo e começar a fervilhar.
Retira-se a caçarola do lume e junta-se o chocolate partido aos bocadinhos, mexendo para derretê-lo. Depois bate-se para ficar macio e lustroso. Deixa-se assim durante 1 hora batendo-o de vez em quando.

Por fim coloca-se um bolo no prato, barra-se generosamente com 1/3 do chocolate. Coloca-se o outro bolo em cima, cobre-se com o resto do chocolate, espalhando com uma espátula, sem esquecer as laterais mas sem preocupações de perfeição em obter um aspecto liso.


Corte uma boa fatia, delicie-se e verá logo a vida com mais optimismo, cor-de-rosa até!

( Usei chocolate e pó em vez de cacau porque me enganei na embalagem, no supermercado, e manteiga com sal porque era a que havia em casa. Em vez de duas formas de 20 cm, usei só uma e larga, cortando depois o bolo a meio, mas fiz asneira porque o bolo não ficou tão alto como era desejável. Também não bati a cobertura suficientemente porque não ficou brilhante muito tempo, como se pode ver na foto.)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TEMPO DE SOPAS

Embrulhada em mantas natalícias e ouvindo o vento a soprar lá fora, com certeza a puxar a chuva que há-de cair toda a noite, vou deixar aqui a receita desta sopinha maravilhosa que vale a pena experimentar. Foi tirada da Magazine nº15, de Dezembro e as quantidades foram modificadas à minha moda tal como costume, embora vá deixar aqui a receita como ela lá vem.


AVELUDADO DE ERVILHAS E CAMARÃO

1kg de ervilhas
2 cebolas pequenas picadas
150gr de batatas
1/2 rama de alho francês
8 camarões descascados
1 c.s de cebolinho picado ( não usei)
25gr de manteiga
azeite q.b.
0,5 dl de natas frescas
sal,pimenta e água q.b.

Aquece-se um tacho com o azeite.Junta-se a cebola, o alho francês, a batata cortada em cubos e deixa-se alourar.
Adicionam-se as ervilhas e deixa-se alourar tudo 4 min, em lume médio.
Cobre-se com água e deixa-se cozinhar durante 20 min em lume fraco.
Tritura-se tudo até ficar um creme liso e brilhante.
Rectificam-se os temperos e leva-se de novo ao lume até levantar fervura.
Fora do lume adiciona-se a manteiga e as natas e volta a emulsionar.
Serve-se com os camarões fritos em cima e polvilhado com o cebolinho.

domingo, 11 de dezembro de 2011

3º DOMINGO DO ADVENTO


No meio de nós está Jesus Cristo mas, por vezes, nós não O conhecemos ou não O queremos conhecer, porque talvez não nos convenha por causa da exigência dos Seus apelos e da Sua lei!
Mas a Sua lei é a do amor e os Seus apelos de salvação.

sábado, 10 de dezembro de 2011

KNITTING

Esta é a camisola que acabei de fazer para mim.




A minha filha fez o favor de posar para as fotos e claro que lhe fica larga porque eu não sou elegante como ela.
A lã é mesmo bonita e suave de trabalhar. É Katia Inca, varia de tom a cada passo dando este bonito efeito e usei agulhas nº6.
Vai-me aquecer neste Inverno e vamos ver se me protege destas malditas constipações...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENTRADA

O tempo está  frio, muito frio e apetece mais uma sopinha quente do que outras coisas mas, como já disse aqui, às vezes sinto uma necessidade física enorme de comer determinados alimentos, independentemente da época em que estamos. Como respeito muito estes "pedidos do organismo" está explicado o surgimento, aqui, desta entrada que até sabe muito bem em qualquer altura.


Partem-se ao meio os centros de alface bébé ( são aquelas em novelo e alongadas ), espalham-se por cima filetes de anchova partidos aos pedaços e escorridos, polvilha-se com pimentão doce, sal, pimenta e regam-se com azeite e umas gotas de limão.
Entrada simples, saborosa, rápida de fazer e visualmente bonita!

domingo, 4 de dezembro de 2011

2º DOMINGO DO ADVENTO


"Preparai os caminhos para a vinda do Senhor... e Ele mostrará toda a Sua Magnificência"
Exige de nós uma resposta de Fé e de conversão.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

LIMITAÇÕES

Este bolo é a recriação de um clássico, segundo a inspiração da Nigella.
Tenho boas recordações deste bolo, era um dos preferidos da minha mãe pela sua simplicidade de execução, fazia-o, e ainda o faz, em qualquer ocasião, só que a receita dela não é bem igual a esta.
Como estava na quinta, precisava de fazer um bolo e estava limitada nos ingredientes ao que havia na dispensa porque não me apetecia sair às compras, procurei nos livros de culinária e este foi o eleito.



1 lata de ananás às rodelas
cerejas em calda (não usei)
100gr de farinha
100gr de manteiga
100 gr de açúcar + 2 colheres de sopa
2 ovos
3 colheres de sopa com sumo da lata de ananás
1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de bicarbonato

Unta-se uma forma redonda com manteiga, polvilha-se o fundo com as 2 colheres de açúcar, colocam-se as rodelas de ananás harmoniosamente, com uma cereja no meio de cada rodela.

Na batedeira misturam-se a manteiga com o açúcar, a farinha, os ovos, os fermentos. Depois de bem batido acrescenta-se o sumo do ananás e mistura-se.

Deita-se a massa na forma por cima do ananás e vai ao forno a 180º, por meia hora verificando se está bem cozido antes de o tirar.

Não é naaaaada do outro mundo mas é um bolinho simpático e honesto!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

LIGHT E SAUDÁVEL



Sobremesa , pequeno almoço, lanchinho, seja a que horas quiser, é fresco e saboroso sem pesar na consciência.
Aprendi a receita com uma amiga que a costuma fazer mas com ameixas ou pêssegos. 
Eu usei uma mistura de groselhas, framboesas, mirtilos, amoras de árvore, grandes e saborosas e ainda ameixas sem caroço.
Deitei tudo numa taça, reguei com vinho do Porto, polvilhei com açúcar e canela e levei ao forno a assar.
Depois de frio, reguei com yogurte grego e polvilhei com bolacha Maria moída.
 Huuuuuuuuum, delícioso e sem precisar de cortar na dose!

domingo, 27 de novembro de 2011

1º DOMINGO DO ADVENTO


Falhamos por omissão, por negligência, por comodismo.
Acreditar é pura e simplesmente crer!

sábado, 26 de novembro de 2011

MAIS UM ENCONTRO


Mais uma tarde de tricot, de conversa, de troca de ideias e modelos, de aprendizagens de pontos e fiação manual, num grupo de senhoras com os mesmos interesses, as Tricotadeiras do Porto.
Um "show and tell" de lãs em vez de patchwork, com xailinhos, cachecois,camisolas e casacos,admirados e até cobiçados a serem postos na lista dos próximos a fazer!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ANOTHER ONE

Mais um livrinho de costura, pronto a levar na carteira,com o essencial para executar qualquer trabalho.



Não, não é para mim, este é para oferecer!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MINE,ALL MINE

This one is mine!
Because I've made it, because I love Christmas, because I've been a good girl and I deserve it!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BORDADOS

A felicidade é o conjunto de pequeninas coisas que nos fazem sentir bem e reconciliados com a vida.
Fim de semana à lareira, a bordar, enroscada no sofá....huuuummmm!Maravilha.
À noite, bruta trovoada com relâmpagos bem visíveis do sofá, emoldurados pela janela, e a chuva a cantar saltitante nas goteiras do telhado. Há lá coisinha melhor?


Pattern da Red Brolly

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TRICOT

O frio, por fim, chegou e já apetece vestir coisas quentes e trabalhar com lãs. 
Este é um casaquinho que fiz para a minha filhota, todo colorido e de lã grossa. Não tirei o modelo de lado nenhum porque, como a lã já era suficientemente estruturada, fina em alguns lados e engrossando noutros, fiz tudo em tricot. Ainda não está passado, saiu directamente das agulhas para a foto. Depois fica mais apresentável!




Agora estou a fazer uma camisola para mim, vamos lá a ver se sai alguma coisa em condições!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

MARMELADA

Hoje fiz, cá em casa,10 Kg de marmelada!
É muita marmelada!
Vai dar para todo o ano.


MARMELADA

Parti os marmelos aos quartos, tirei-lhes os caroços e meti-os em água para não escurecerem. Parti depois em pedaços mais pequenos, escorri-os e pesei-os. Por cada quilo de marmelo usei 600 gr de açúcar.
Deitei tudo numa panela e sempre no mínimo deixei derreter o açúcar e depois ferver, mexendo de vez em quando para não pegar.
Depois dos marmelos cozidos, desfiz tudo com a varinha mágica e deitei a massa resultante em tigelas.


Este ano promete ser muito doce e consolado! ;)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CUPCAKES

Fazer cupcakes é viciante!
Depois de experimentarmos, queremos sempre melhorar a perfomance, testar novos sabores, variar a decoração, etc.
Fiz mais uns, de baunilha com cobertura de sabor limão e formas roxas às bolinhas. Ficaram mais bonitos ao natural do que na foto pois o amarelo e o roxo contrastavam e a cobertura condizia com as bolinhas brancas.
A receita base tirei-a daqui mas fiz alterações, como de costume, e a cobertura é uma antiga para bolos porque acho as de manteiga super calóricas e pesadas (embora de melhor efeito), além de que os bolinhos já levam muita (demais!).


CUPCAKE

1 1/2 chávena de açucar
300gr de manteiga
3 ovos
2 chávenas de farinha
1 chávena de leite
10 gotas de extrato baunilha
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de café de bicarbonato

Bate-se a manteiga com o açúcar até ficar cremoso e juntam-se os ovos, um a um.
Acrescenta-se o extrato de baunilha seguido da farinha já com o fermento e o bicarbonato misturados e envolve-se tudo bem.
Junta-se o leite até ficar uma massa homogénea.
Deita-se em forminhas e vai ao forno 20 min a 180º C.

COBERTURA

4 claras
1 chávena de açúcar de confeiteiro
1 c. sopa de sumo de limão

Batem-se as claras em castelo com um terço do açúcar e depois de terem subido, acrescenta-se aos poucos o resto do açúcar e, por fim, as gotas de limão. Mete-se num saco de pasteleiro e enfeitam-se os cupcakes já frios. Acrescentei umas raspas do vidrado do limão.

Huuuuuummmmmmmm! Que saborosos!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HUMMMMMM!

Adoro regressos ...
                              ...doces e saborosos !





terça-feira, 25 de outubro de 2011

SE EU FICAR


"Se eu ficar" é um livro juvenil escrito por Gayle Forman, uma jornalista premiada e publicada em diversas revistas. Foi considerado um dos 10 melhores livros juvenis publicados em 2009, pela Amazon.com e pela Publishers Weekly, bestseller do New York Times, nos EUA e da Livres Hebdo, em França. Entre nós foi publicado pela Editorial Presença.
Aquilo que me atraiu de imediato foi a simplicidade da capa, toda azul celeste, com uma árvore despida em negro, com uma outra flor a despontar.
Depois foi o título - " Se eu ficar" !?
Trouxe-o para casa e li-o de uma assentada, como eu gosto, como é tão raro já, por não encontrar livros que me prendam e cativem.
É um livro juvenil, sim, mas que todos os adultos podem ler.
Para além da história extremamente actual, que eu não vou contar aqui para que quem o quiser ler não perca o interesse, os acontecimentos levam-nos a reflectir sobre a importância e influência das relações humanas, da família, dos amigos, dos outros, nas decisões da nossa vida, sobretudo em alturas decisivas, cruciais, de vida ou de morte.
"Se eu ficar", leva-nos ainda a meditar, de uma forma emotiva mas sem lamechices, na imortalidade da alma, na capacidade de decidirmos o nosso destino em estado de coma. Como se vê os temas são bem adultos e interessantes para nos fazerem ler com avidez até ao final, na ânsia de saber o desfecho.
E depois, quem sabe, pela importância que temos na família, fazer-nos reflectir nos nossos comportamentos e tornarmo-nos melhores.
A não perder!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TRICOT

Este fim de semana realizou-se mais um encontro das tricotadeiras do Porto e, aproveitando a ausência do meu marido, resolvi ir ver como era, já que me inscrevi há muito tempo mas nunca apareci por ir sempre para a quinta aos fins de semana.
Tirando o primeiro impacto de chegar de repente a um grupo onde não se conhece ninguém, foi muito agradável conhecer pessoas novas que partilham o mesmo gosto pelo tricot. Partilham-se ideias e truques, aprendem-se novas técnicas, dá-se uma vista de olhos a revistas e livros que cada uma leva. Parece que tive uma sorte particular no dia da estreia porque se encontrava muita gente, inclusivamente do sul do país e a Rosário veio especialmente ensinar a fiar. Acabei por trazer uma lã 100% natural, fiada à mão, com que me vou entreter depois da acabar o casaco da minha filha, que comecei esta semana.

domingo, 16 de outubro de 2011

CEIA

Adoro flores, embora ultimamente não as compre tantas vezes como fazia antes, aos sábados, para enfeitar toda a casa.
Por isso até foi bom ir de novo à florista e os arranjos ficaram em branco e verde para condizer com a louça e contrastar com a toalha que era castanha.


BOLO DE AZEITONAS E CEBOLA


QUICHE SEM MASSA - DE ESPINAFRES E COGUMELOS


BOLA DE CARNES DE TRÁS-OS-MONTES


TRIFFLE DE PÊSSEGO E CUSTARD


CUPCAKE DE MERENGUE E CHOCOLATE


E outros acepipes que por serem mais vulgares não fotografei. As receitas seguem "dento de momentos".

sábado, 15 de outubro de 2011

MAIS UM ANO

" Plantei a minha casa sobre o nada e é por isso que o mundo inteiro é meu"



Ainda me sinto a dona do mundo!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

AO SOL DE OUTONO!

Desculpem não dar notícias mas com os termómetros a marcarem 32º C não há cozinhados para ninguém, a não ser muita salada e refrescos, nem trapinhos que nos seduzam porque é impossível trabalhar sem destilar em cima deles.
Vamos executando o trabalho obrigatório, em piloto automático, porque a mente divaga por praias e esplanadas.


Aproveitemos o bom tempo enquanto dura! :)

domingo, 2 de outubro de 2011

PÃO DE BRIOCHE COM MUESLI

Acreditam que andei a nadar na piscina, hoje, 2 de Outubro? Eu que já tinha dado por encerrada a época balnear, lá em "quintacity" convencida que mergulhos só para o ano!? Olhem lá as folhas de Outono na relva...

Podemos ser um país de grandes "buracos", que surgem do nada a cada passo, para nos devorar e fazer amargar, endividados e de joelhos perante os nossos parceiros europeus, mas o sol...ah, o sol é nosso e ninguém no lo pode tirar!

E para acompanhar este bom tempo nada melhor do que um saboroso pão para o lanche.



PÃO BRIOCHE COM MUESLI

2 c. café de fermento de padeiro instanâneo
20gr de açucar
400 gr de farinha
1 ovo
230 ml de leite
30 gr de manteiga
1 ½ c.café de sal

Acabamento: 100 gr de muesli

Introduzem-se os ingredientes por ordem na máquina do pão, excepto o muesli que se introduz após o sinal sonoro, depois de amassar. Escolhe-se o programa de pão branco, na opção de menos tostado. Depois de pronto deixa-se arrefecer numa grelha.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

REVISÕES

Hoje foi dia de patchwork, cá por casa.
Sem carro desde manhã porque foi para a revisão, dei um avanço à colcha dos triângulos até ter esgotado o tecido. Agora ou encomendo mais ou fica um quilt mais pequeno do que tinha pensado. Vamos lá a ver o que faço.
Depois resolvi pegar nos bordados que há por aqui aos montões e começar a fazer uma moldura com os tecidos que comprei na Noruega para depois lhes dar um destino.
A seguir a máquina fotográfica resolveu amuar e não me deixou tirar mais fotos, ou está sem bateria ou também quer revisão, por isso vai só a foto deste trabalho e os outros seguem logo que possível.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONFUSÕES?

É oficial...começa hoje o Outono!
Isto anunciaram as televisões.

No entanto a "Ciência Viva" diz:

"Em 2011, o Equinócio de Outono, ocorre no dia 23 de Setembro às 09h05m (tempo universal), 10h05m em Portugal continental. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 22 de Dezembro às 05h30m."

Em quem vamos acreditar? Eu acredito que as abóboras estão prontas a ir para a sopa, ou para serem transformadas em doce. E que o chão está cheio de folhas, lá isso está, só o termómetro parece não saber e continua com temperaturas altas...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MÚSICA

Para acompanhar a nostalgia das férias e enquanto o Outono não chega oficialmente, porque as folhas caídas já estão por todo o lado, deixo os clássicos da canção francesa para embalar os dias!


Este é o Mantorras, pouco mais de um palmo, especialista em corridas até ao cimo da figueira para escapar dos cães, que este fim de semana resolveu experimentar os bordados ... ehehehehe!