terça-feira, 20 de agosto de 2013

SABORES MARROQUINOS

A gastronomia de cada país revela muito sobre cada povo e a sua cultura.
Acho que foi mais do que coincidência ou sorte, os restaurantes e hotéis onde comi porque, em todos eles, comi muitíssimo bem, pratos espectaculares, às vezes surpreendentes mesmo.
Quem diria que no meio de uma floresta de cedros, onde o verde, as flores e uma pista de ski,  mais parecendo a Suiça do que Marrocos, eu comeria ao lanche, um "gateau au chocolat et noix" com um cimbalino de segafredo?


Pastila, prato típico dos casamentos, com massa brik recheada de frango e massa de amêndoa com açúcar e canela. Surpreendentemente bom embora inusitado ao nosso paladar!

Apenas uma curiosidade,coca-cola em árabe.Em fundo, chá de menta que servem em todo o lado.

Entradas variadas.

Briuats de frango com açafrão.

Tayin de frango com batatas e legumes.

Pequeno almoço.

Outro pequeno almoço. É interessante que apesar dos imensos e enormes rebanhos por todo o país, não usam muito o queijo. Este branco e fresco existia em todo o lado e era bom com doce porque tinha um travo mais amargo do que o nosso requeijão.



Nas cidades costeiras servem muitos pratos de peixe fresquíssimo.



 Espetada de peixe grelhado.

Mais entradas variadas de sabores contrastantes, frescos ou picantes.

Um dos pratos mais saborosos que comi, pastila de frutos do mar. Este vou experimentar fazê-lo um dia destes. Comi uma sopa do Ramadão saborosíssima mas esqueci-me de fotografar.

Este prato é uma espécie de cozido, com a particularidade de ter sido cozinhado lentamente dentro de uma ânfora metida nas brasas, durante horas.

Optámos, quase sempre, por sobremesas de frutas. São doces, com sabor mesmo a fruta. Aqui estão os célebres figos da Índia, vendidos à beira de todas as estradas, em baldinhos, enquanto os vendedores ou as colhiam das sebes de cactos que cercavam as propriedades ou dormiam a uma sombra da estrada. Parece que não se pode comer mais do que 4 ou 5 porque as inúmeras sementes duras que têm dentro, provocam prisão de ventre. Eu, de os ver em todo o lado, andava mortinha por os provar.

 Tayin berbere de cordeiro com cuscuz e legumes.



Sem comentários: