sábado, 22 de agosto de 2009

COMPOTA DE TOMATE E GENGIBRE

Chegou a época dos tomates em força!
Não sei porquê, isto não me soa muito bem, no entanto é a mais pura das realidades.

Tenho ali no meio da minha cozinha um jigo enorme de tomates.


Não há cozinhado a que eu não deite tomate, refeição que não seja acompanhada de enormes saladas de tomate e, agora, chegou a altura das compotas de tomate. Há um ditado que diz « No tempo da tomateira, não há má cozinheira», o povo lá sabe e tem, quase sempre, razão!

COMPOTA DE TOMATE E GENGIBRE

1 Kg de tomate pelados, sem semente e partidos aos cubos
50gr de gengibre fresco partido bem pequeno
1 pitada de sal
1 chávena e 1/2 de açucar
1/4 chávena de sumo de limão

Mistura-se o tomate com o gengibre e o sal,numa taça de vidro, cobre-se com película aderente e deixa-se no frigorífico durante a noite.

Coa-se o líquido resultante e vai ao lume com o açucar mexendo e, depois de ferver, deixa-se mais 8 min até ficar xarope espesso. Deitam-se os tomates e o sumo de limão e mexe-se até cozer, mais 10 min, até adquirir consistência de geleia. Retira-se do lume , deixa-se arrefecer. Serve-se a acompanhar carne assada.


Eu fiz o dobro da quantidade e deixei mais tempo ao lume para poder guardar em frascos sem se estragar e poder usar ao longo do ano. O gengibre dá um gostinho óptimo e diferente.

6 comentários:

ameixa seca disse...

E eu confirmo que os teus são maravilhosos. Aqui em casa temos recebido alguns tomates dos vizinhos mas é consenso geral que "Os tomates da Noémia é que são bons!". É que são tão bons que dá para serem distinguidos entre os outros e não sou só eu que digo :)
Então esta compota é para servir com carnes, certo? Ou dá para barrar no pão? Confesso que não conhecia compota de tomate com gengibre :)

Já viste o mail que te enviei há uns dias?

Anónimo disse...

Li o seu "post" com um sorriso nos lábios.
Como adoro doce de tomate, vou experimentar a sua receita!

Ana Powell disse...

Olá Noémia
Excelente compota de tomate e gengibre dá-lhe de certeza um gosto maravilhoso e diferente x.

Noémia disse...

Pois, Ameixa, cá em casa é tudo gente com tomates,quer dizer temos bons tomates...isto a língua portuguesa é muito traiçoeira!
Este doce é bom também pare barrar no pão, claro que é muito melhor se for num daqueles pães lindos e bons que tu fazes! :)

Faroleiro, ainda bem que ficou bem disposto com o meu post.:)
Experimente a receita,sim, é muito boa e diferente!

ameixa seca disse...

Olá, é só para avisar que deixei um desafio para ti no meu blog. Podes aceitar e passar para a frente, ou não :) Tu é que sabes!

shi disse...

Meu próximo post será provavelmente mostrando como está minha horta orgânica :) Plantei tomate para molhos e tomatinhos cereja :)