terça-feira, 10 de novembro de 2009

ASSADO MEDIEVAL

Chegou finalmente o frio para nos reconciliar com a época. Estava a ver que este ano iamos passar o Natal de manga curta a beber refrescos numa qualquer esplanada das nossas praias.

Começo a andar mais calma, a identificar-me com a estação, a querer sacudir a moleza que o calor provocava. Nada melhor do que um bom assado quentinho, com o forno aceso a dar ambiente à cozinha, meio medieval e com um perfume de abrir o apetite.



A receita não é nada de novo. Uma boa pá de porco, à falta de javali, marinada de véspera em vinho tinto, louro, rosmaninho, alho, sal e paprika. Depois é por a assar com batatinhas à volta, castanhas descascadas e umas maçãs porta da loja, inteiras. Acrescenta-se o líquido da marinada e rega-se generosamente com azeite. Rectifica-se o sal e a paprika. Assa lentamente 2 horas.

Está bom de ver que o gosto medieval vem das castanhas em quantidade e das maçãs. Experimentem!

4 comentários:

Narelle disse...

I always enjoy looking at your beautiful recipies.

ameixa seca disse...

Hummm, e eu posso confirmar que os teus assados são uma maravilha. Com castanhas e maçãs, ainda fica melhor :)

Gina disse...

Ao contrário de você, estou me reconciliando com o calor, quando fico muito mais disposta. Até liguei o forno 2 vezes hoje!
Ainda bem que existe a diversidade, já pensou se todos gostassem das mesmas coisas?
Também fiz porco hoje, uma raríssima exceção. Talvez tenha sido a 2a. vez em 2009... Deu pra imaginar o sabor do seu assado.
Bjs.

Noémia disse...

Thank you Narelle, may be you can try to do some one of the recipies to enjoy the taste of Portugal! :)

Obrigada, Ameixinha, este estava bem mais saboroso do que aquele que tu provaste, a carne ganhou mais gosto.

Gina, eu gosto do calor mas não em demasia nem fora de época.
Por aqui come-se muito porco, muita vitela...carne, muita! São os rapazes cá de casa que não dispensam, eu, sinceramente já ando saturada!:)